Fone:
+(55) 64 3611 2200

Email:
atendimento@unirv.edu.br

Acadêmicos de Enfermagem celebram Cerimônia do Jaleco

Publicado em: 22-09-2023
Compartilhar

Vestir pela primeira vez a tão almejada vestimenta usada no exercício da profissão é um momento sonhado por todos que escolhem um curso da área da saúde. A Cerimônia do Jaleco marca essa ocasião especial em que os estudantes celebram seu comprometimento e zelo pela profissão escolhida. Ontem, 21, o Auditório Administrativo da UniRV recebeu os acadêmicos do 1º período de Enfermagem para o evento.
 

 
Na ocasião, o Vice-Reitor, professor Dr. Arício Vieira da Silva; a diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Dra. Berenice Moreira; a representante da Comissão Organizadora do evento, professora Camila Antunez Villagran; formaram a mesa diretiva, responsáveis por conduzir a cerimônia, parabenizar e homenagear os acadêmicos neste momento mágico.
  
A caloura Gabryellem Victória Freitas Ferreira falou em nome da turma em um discurso emocionante. “Ao escolher o caminho da enfermagem temos consciência de que a jornada será longa e cheia de desafios, no entanto o sonho de ser enfermeiros nos revigora. Estamos iniciando nosso novo ciclo cheios de entusiasmo, profundo senso de conquista e muito brilho nos olhos! Essa empolgação é resultado de nossa dedicação e esforço. A partir de hoje iremos compreender que um verdadeiro enfermeiro não traz apenas cura para doenças, mas tem também um desejo incansável de auxiliar e compreender as necessidades do próximo. Estamos reunidos aqui com muita felicidade para celebrar nosso compromisso com a saúde!”, conclui.  
 

 
Em seguida, o acadêmico Rafael Nunes Dutra, do 8º período, monitor das disciplinas de Assistência I e II e integrante da Comissão Organizadora dos eventos da Faculdade de Enfermagem, transmitiu aos recém-chegados o seu apoio. “A cerimônia do jaleco marca o início da vida acadêmica de cada um, o início das experiências que formarão o nosso futuro profissional e durante essa jornada teremos desafios e obstáculos que exigirão resiliência e foco no nosso propósito. O propósito da nossa Universidade, além do conhecimento teórico e prático, também será apoiando vocês na construção de projetos e demais atividades, e no que vocês precisarem. Pensando nisso, espero que cada um possa alçar novos voos usufruindo de tudo que a academia oferece. Estamos de braços abertos para dar auxílio no que for necessário”.
 

 
Para falar em nome dos egressos, a convidada foi a professora Analidia Ventura, que se formou em Enfermagem na UniRV. Ela apresentou aos estudantes os desafios e alegrias que encontrarão nestes 5 anos de curso, além de manifestar seus bons votos. “Este é o início de uma jornada incrível e transformadora. O caminho é cheio de desafios, mas vale a pena cada passo. Escolhemos a Enfermagem, pois temos o desejo de fazer a diferença na vida das pessoas. Nossa profissão está na empatia, e na capacidade de estar ao lado de alguém quando mais precisam. Com determinação e amor, lutamos pela nossa missão de salvar vidas. Estou ansiosa para ver todas as vidas que vocês vão tocar. Vocês são esperança!”.  
 

 
Em nome dos familiares dos calouros, a sra. Priscilla Eduiges da Cunha Lima, mãe da acadêmica Ana Clara da Cunha Lima, expressou como este momento também é importante e cheio de alegria para as mães e pais dos estudantes. “Hoje é um dia de celebração e orgulho para todos nós, pois estamos reunidos para o início de uma nova jornada na vida de nossos filhos. Vemos diante de nós jovens adultos cheios de sonhos e coragem, que se tornarão profissionais dedicados que farão a diferença na vida das pessoas. Serão anjos da guarda pra aqueles que mais precisam!”
 

 
“Nossos jalecos são símbolos de confiança, empatia e responsabilidade. Representam a nossa dedicação em proporcionar um cuidado de alta qualidade, nossa busca incessante pelo conhecimento e a nossa capacidade de lidar com situações desafiadoras, com calma e zelo. Diante dos obstáculos e momentos difíceis, mas lembrem-se o porquê escolheram essa profissão, do sorriso de gratidão de um paciente, da sensação de dever cumprido após uma longa jornada de atividades práticas e da satisfação de fazer a diferença na vida das pessoas”, parabeniza a professora Dra. Camilla Antunez Villagran.
 

 
A diretora do curso, prof. Dra. Berenice agradeceu a administração superior da Universidade, e em especial ao magnífico Reitor Alberto Barella pelo apoio dado a Faculdade de Enfermagem. “A Faculdade de Enfermagem completa 19 anos este ano. De lá pra cá, mais de 600 enfermeiros foram formados aqui. Então é uma honra muito grande recebe-los, e a todos os familiares também. Estamos em um local onde o conhecimento é valorizado, e os professores prezam por toda a formação. Haverá momentos de dificuldade, mas não desanimem, a Enfermagem é bela e dignificante. Em 5 anos estaremos aqui, com muito orgulho para ver o resultado do esforço de cada um!”.
 

 
“É uma honra poder recebe-los aqui durante este período tão importante na vida de vocês. Obrigado por terem escolhido a Faculdade de Enfermagem da UniRV e depositado em nós a confiança para cuidar de seu futuro. Independente das dificuldades, façam tudo com amor, carinho e dedicação. Tudo depende do nosso zelo. Tenho certeza de que todos vocês chegarão ao final desse caminho vitoriosos e garanto que podem sempre contar com o nosso apoio”, garante o Pró-Reitor de Graduação, prof Dr. Arício Vieira.
 

 
“Nosso propósito é oferecer o melhor a nossos estudantes para que estes ofereçam o melhor a seus futuros pacientes no exercício desta profissão tão nobre, que tem o dever de cuidar. A Faculdade de Enfermagem da Universidade de Rio Verde é reconhecida pela formação de profissionais altamente qualificados; e dessa forma já temos tradição de excelência no Sudoeste Goiano. Esta cerimônia é um momento único que representa o início de muito aprendizado e dedicação à saúde de toda a população.” comenta o Reitor, professor Alberto Barella parabenizando a todos os calouros e desejando uma excelente experiência acadêmica.
  
Com muita emoção, os futuros Enfermeiros receberam os jalecos pelas mãos de seus familiares e amigos.
 

 
O calouro Ígor Lucas Faustino Debortoli de Brito fez então o juramento do curso em nome da turma. Os estudantes se comprometeram a respeitar os princípios de responsabilidade, compaixão, compromisso e respeito pelo ensino, pelos professores e pela vida humana, exercendo as atividades de forma consciente e guiada pelos preceitos da ética e da moral; preservando os valores da saúde única.
 
 
 
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Herisson Tessari

+ Notícias

#

Chegou o Solstício de Inverno: entenda como será a estação

Hoje, dia 20 de junho, o Solstício de Inverno marca o início da estação mais fria do ano. O evento astronômico também se caracter...

#

Crianças do Proebom participam de atividades no Campus Luziânia

Aconteceu nesta terça-feira, 18 de junho, mais uma edição do Projeto de Extensão Saúde em Foco da Universidade de Rio Verde – Uni...

#

Inscrições abertas: segunda etapa do Vestibular dos Cursos Tradicionais

Estão abertas até o dia 23 de junho, as inscrições da segunda etapa do Vestibular pra os Cursos Tradicional da Universidade de Rio Verde &ndas...

#

Se inscreva: edital de concessão interna de Bolsas de Inovação Tecnológica

Com o objetivo de dar maior suporte e incentivo a projetos de pesquisa em inovação tecnológica, a Universidade de Rio Verde – UniRV publicou o ...

#

Inscrições abertas para os Mestrados em Produção Vegetal e Direito do Agronegócio

  A Universidade de Rio Verde abriu as inscrições para o processo seletivo de ingresso nos Programas de Mestrado em Produção Vegetal e D...