A quarta etapa dos Jogos de Areia da UniRV agitou Rio Verde no último sábado, 16. Em um clima quente e ensolarado, as competições tiveram lugar na Vólus Arena e incluíram vôlei 4x4, vôlei masculino e feminino; futevôlei masculino e misto; e beach tennis masculino, feminino e misto. Os campeões garantiram sua vaga na grande final, que acontecerá na inauguração da Arena UniRV, no mês de novembro.
Na categoria de Vôlei 4x4, a equipe dos acadêmicos de Psicologia, Anne Dourado, Bianca Vilela, Pedro Teles e Veriano Neto, conquistou o primeiro lugar, vencendo com um placar de 21 a 14 contra seus oponentes. O segundo lugar foi dos estudantes de Direito, Henrique de Oliveira, Jean Takahachi, Maria Antônia de Lima e Lara Macedo.

No Vôlei Masculino, Gustavo Erick e Arthur Gonçalves, do curso de Engenharia Civil, garantiram o primeiro lugar, em um jogo emocionante com uma pontuação de 21 a 17 contra os estudantes de Direito, Paulo César de Sousa e João Vitor Santos, que conquistaram a segunda colocação.

No Beach Tennis Feminino, as professoras Lidiane Bernardes e Muriel Amaral asseguraram o primeiro lugar com um placar de 6 a 0 contra a dupla adversária das acadêmicas de Direito, Núbia Polyana e Maria Eliza Ferreira.

No Futevôlei Masculino, em um jogo acirrado, a vitória foi dos acadêmicos de Direito, Gabriel Gonçalves e Thiago Ribeiro, com placar de 18 a 14 contra Murilo Japiassú, da Engenharia de Software e o professor Júlio Alvarenga.
O Beach Tennis Masculino teve Maiko Roberto, servidor da Universidade, e o estudante de Agronomia, João Pedro Rodrigues como vencedores. O segundo lugar foi para os acadêmicos de Odontologia, Leonardo Mariano e Guilherme Nascimento e o placar da disputa foi de 6 a 1.

No Vôlei Feminino, as estudantes Núbia e Maria Elisa conquistaram o primeiro lugar, vencendo por 21 pontos contra 13. O segundo lugar foi para as acadêmicas Isa Caroline e Beatriz Kaori, ambas as duplas da Faculdade de Medicina.

Por último, no Beach Tennis Misto, Mayko Roberto e Iza Akemi, servidores da Universidade, alcançaram o primeiro lugar, com um placar de 6 a 0, seguidos por Pamella Cristinne e João Vitor Santos, do Direito, em segundo lugar.

Um grupo de estudantes do Curso de Fisioterapia, juntamente com o diretor, professor Me. Marcos Godoy, estava presente para prestar cuidados aos atletas. Além de estarem prontos para realizarem atendimentos de emergência, os acadêmicos também realizavam cuidados de Recovery, que é o uso de técnicas para a recuperação pós-exercício. Seu objetivo é restaurar os sistemas muscular, sanguíneo e metabólico do corpo, proporcionando equilíbrio e prevenindo dores e lesões.

O presidente da Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), Lusimar Santos, manifestou sua satisfação em poder apoiar uma atividade como esta. “Esses Jogos mostram o compromisso da Universidade com seus estudantes e servidores, para além de ensino de qualidade, cuidando também de sua saúde e bem-estar. A gestão do prof. Alberto Barella levou a Instituição a um lugar de destaque quanto aos investimentos em educação e com um posicionamento esportivo que nos orgulha. Esta é uma parceria de muito sucesso!”, assinala.

Para o prof. Dr. Elton Brás, responsável pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, o estímulo aos Jogos é essencial no cenário estudantil. “Desde que o prof. Alberto Barella assumiu a Universidade de Rio Verde o incentivo e o apoio ao esporte vêm sendo cada vez mais forte. Isso contribui consequentemente com a saúde mental da comunidade acadêmica, além da saúde física e, com certeza, esses aspectos somam ao processo de ensino e aprendizagem da Universidade”, comenta.

Camila Frazão, servidora do Departamento de Engenharia e Obras, jogou na categoria Vôlei 4x4 e recebeu a torcida especial da família, principalmente do pai, Arialdo Frazão . “O esporte une muito as pessoas, estou encantado e muito orgulhoso de ver minha filha participando de uma atividade tão importante e que tem feito tanto bem aos participantes”, Arialdo.
Complementando a fala do pai, afirma Camila: “A experiência tem sido maravilhosa. A comunidade se junta, acontece a confraternização entre servidor e acadêmico e espero que tenha mais edições sempre”.

A integrante da equipe campeã no Vôlei 4x4, Anne Garcia Dourado, do décimo período de Psicologia, comenta que a atividade tem sido uma ótima oportunidade para a socialização entre os acadêmicos. “Nos Jogos, já conheci vários amigos e me aproximei de pessoas com quem nem tinha contato antes, além de praticar um pouco. Tudo isso tem sido muito divertido.Eu vim para ganhar e competir na grande final”, manifesta.

“Temos prazer em investir no esporte universitário. Hoje a Universidade de Rio Verde é a primeira do país a possuir o selo de Campus Saudável, ofertado pela Federação Internacional de Desporto Universitário. Os Jogos de Areia são uma iniciativa para promover a integração da comunidade acadêmica, além de motivar os alunos a promoverem um estilo de vida mais saudável, por meio do esporte”, comenta o Reitor, prof. Alberto Barella Netto. “Estamos construindo oito quadras de areia, onde receberemos a grande final dos Jogos e que também servirá como um local para a estudantes e servidores promoverem atividades saudáveis e de lazer”, conclui.
A grande final acontecerá em Rio Verde, dos dias 10 a 12 de novembro, na inauguração da Arena UniRV.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia de Oliveira Sales
Fotos: Herisson Tessari
Revisão: Anielle Morais - Mtb 12.730 JP/MG