Promover a integração entre corpo docente, mestrandos e profissionais da área, servindo ainda como ferramenta de incentivo a criação de novas técnicas, processos e procedimentos que produzirão impactos no agronegócio, foi realizado na noite desta quinta-feira, dia 31 de agosto, o I Ciclo de Debate. O encontro contou ainda com a presença de acadêmicos da Faculdade de Direito e convidados ligados ao tema.
O debate foi moderado pelo professor Dr. Murilo Couto Lacerda, com participação de três outros convidados. Nunziata Stefanea Valenza Paiva, Juíza do Tribunal de Justiça de Goiás e autora do livro “contratos Agroindustriais de Integração Econômica Vertical” trabalhou o tema: Regime jurídico dos contratos de integração agroindustriais: comparação dos elementos essenciais na lei e no guia jurídico do Unidroite/Fao/Fida.
Egresso do Curso, Juiz de Direito e autor dos livros Concurso de Credores no PCC - a disputa entre preferências e privilégios na execução contra o devedor solvente e A avaliação da CADEC e a presunção legal no contrato de integração, Thiago Soares Castelliano Lucena Castro trabalhou o tema: Os desafios da CADEC. O segundo livro do Juiz é resultado da sua tese do Mestrado na UniRV.
O último tema trabalhado no I Ciclo de Debates foi “Implementação prática da Lei de Integração na relação entre integrado e integradores e as demandas levadas ao poder judiciário” com o advogado pós-graduado em Direito Processual Civil, Pedro Franco Coelho.
A dinâmica da noite conduzida pelo moderador, contou ainda com a participação do zootecnista e consultor Edson Kenji Ishikawa e o diretor executivo da Associação Goiana dos Integrados Produtores de Aves, Ovos e Suínos (AGINTERP), Matheus Barp Pierozan, complementado os temas explanados.
Dando as boas-vindas a todos os presentes, a coordenadora do Programa de Mestrado, profª Drª Rejaine Silva Guimarães falou do importante da participação dos convidados. “Gostaria de manifestar minha profunda gratidão aos participantes, pelo enriquecimento do nosso primeiro Ciclo de Debates. Hoje é uma grande oportunidade de compartilhar experiências enriquecedoras e mostra também o compromisso do Mestrado em fomentar e fortalecer a tríade ensino, pesquisa e extensão e todas as suas nuances. Que tenhamos um debate produtivo e enriquecedor, muito obrigada a todos pela presença,” comentou.
Para o Reitor, promover encontros como este, amplia os impactos no agronegócio, oportuniza profissionais da área a explanação de um tema tão importante e contribui ainda para jornada dos mestrandos e dos acadêmicos e fortalece ainda mais o Programa de Mestrado da UniRV.
Equipe Ascom UniRV
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Herison Tessari