Neste dia 1º de agosto, comemora-se o aniversário da cidade de Formosa, berço do quinto Campus da Universidade de Rio Verde – UniRV. Formosa surgiu em meados do século XVIII, quando Goiás pertencia à capitania de São Paulo, quando em 1736 o Rei de Portugal mandou instalar a Estação Fiscal de Registro da Lagoa Feia, no Encontro das Picadas da Bahia e de São Francisco, no lugar denominado Couros. Em 1 de agosto de 1843, Couros é batizado com o nome Villa Formosa da Imperatriz, em homenagem à imperatriz Tereza Cristina de Bourbon. Em 7 de setembro de 1877, é elevada à categoria de cidade com o nome Formosa da Imperatriz. O nome simplificado como Formosa, foi somente uma ação do tempo pelos usos e costumes, e pela economia necessária quando os trabalhos precisavam ir para os jornais.
Cidade de importante riqueza natural, com grande número de cachoeiras, com destaque para a Cachoeira do Itiquira, localizada a 34 quilômetros do centro da cidade, e, dentre as cachoeiras acessíveis é umas das mais altas da América Latina, com 168 metros de altura de queda livre. Outro ponto muito conhecido é a Lagoa Feia, com seis quilômetros de comprimento e meio de largura e com profundidade entre 4 e 10 metros. Ainda tem o Lajedo que forma grandes piscinas naturais, a Gruta das Andorinhas com aproximadamente 105 metros de profundidade, Buraco das Araras com aproximadamente 105 metros de profundidade, a Cachoeira do Bisnau e o Rio Bandeirinha o qual forma várias cachoeiras. Possui também o EcoBocaina onde há a Cachoeira dos Reis Magos, Cachoeira da Palmeira e vários mirantes com vista para o Vale do Paranã.
Possui também 42 sítios arqueológicos catalogados pelo IPHAN, destacando-se o Sitio Arqueológico do Bisnau, situado próximo à BR-020, e o Sítio Arqueológico da Lapa da Pedra, conhecido popularmente como Toca da Onça, situado próximo à estrada que dá acesso ao Salto do Itiquira. Sendo reconhecida pelos praticantes de voo a vela como um dos melhores locais do Brasil para se praticar o esporte. Voos cross country são possíveis durante quase todo o ano, sendo que de agosto a outubro é a temporada de voos de longa distância, em geral superiores a 500.000 km.
E nesse cenário encantador, a Universidade de Rio Verde inaugurou seu Campus em 2019, dando início a uma parceria de sucesso que beneficia a comunidade local, com a atuação dos acadêmicos e médicos da Faculdade de Medicina nos postos de saúde e unidades de saúde. A estrutura conta com salas de aula, salas de tutoria, laboratório de anatomia, de análises clínicas, de histologia - morfofuncional, salas de conferência, sala de atendimento e técnica laboratorial, biblioteca, laboratório de informática e laboratórios de habilidades médicas, sala de Tecnologia da Informação, secretaria, coordenação, diretoria, almoxarifado e recepção.
O Reitor, professor Alberto Barella Netto em nome de toda família UniRV parabeniza a cidade de Formosa pelos seus 179 anos e agradece por nos receber de braços abertos!