Buscando conscientizar a sociedade e destacar o dia 18 de maio, data Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde – UniRV, promoveu a palestra “O enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes dever de todos”, ministrada pela Promotora de Justiça do Estado de Goiás, Titular da 8ª Vara - Infância e Juventude de Rio Verde, Renata Dantas de Moraes e Macedo no auditório do bloco administrativo da UniRV.

O evento contou com a presença efetiva do corpo docente do curso de Pedagogia composto pela diretora, professora Ma.Eli Guimarães Carneiro, professora Deusmaura Vieira Leão, professor Fábio Pereira Santana, professor José Reinaldo, professor Bruno Ribeiro, professora Regiane Freiberger, professora Aparecida Maira Rezende e o professor Claudecir Gonçalves. A palestra contou ainda com a participação das Faculdades de Ciências Contábeis, representada pelo promotor e professor, Lúcio Cândido Oliveira e da Engenharia de Software, por meio do diretor professor João Paraíba.
Para iniciar as atividades da noite, a professora da rede municipal de ensino, escritora e contadora de histórias, Flávia Bernardes realizou a apresentação cultural do livro “Não me toca, seu boboca” da autora Andrea Viviana Taubaman, seguida da declamação de poesia da acadêmica Evelyn do sétimo período de Pedagogia. Dando continuidade as atividades do evento a Promotora Renata Dantas, iniciou a palestra agradecendo o convite e ressaltando a importância das companhas de conscientização. Durante a apresentação a palestrante realizou um apanhado histórico sobre os direitos humanos voltado a criança e ao adolescente, destacou as principais características apresentadas por vítimas de abuso sexual, como sentimento de culpa, medo, pesadelo e demais comportamentos que podem servir de alerta para a sociedade, além de explicar as ações que podem ser realizadas para evitar o acontecimento desses casos. Por fim, respondeu os questionamentos do público.
“Nós do curso de pedagogia somos formadores de professores por isso é preciso que esses acadêmicos tenham consciência dessa causa, para que possam contribuir com a proteção dessas crianças, afinal daqui a pouco são eles quem estarão dentro da escola, então é valido conhecer a lei e o estatuto” disse a diretora professor Eli Guimarães, que agradeceu a participação da promotora Renata Dantas realizando a entrega de flores amarelas, cor símbolo da campanha. Apo final todos receberam folders informativos.