A 19ª edição da Tecnoshow Comigo, que se encerra nesta sexta-feira, 08 de abril, e trouxe como tema “Produtores alimentam cidades”, defendendo a temática da importância do agronegócio brasileiro, aliada a esse reconhecimento do papel fundamental dos produtores agrícolas, a Universidade de Rio Verde - UniRV participou expressivamente da maior feira tecnológica do Centro-Oeste, com um estande cuidadosamente montado e planejado para apresentar os principais gargalos para a agricultura.
.jpg)
Os plots e painéis técnicos apresentados atraiu a atenção dos visitantes e serviu de cenário para inúmeras fotos compartilhadas nas redes sociais, bem como, fonte de informação tecnológica para empresários e produtores. Cerca de 6 mil pessoas visitaram as instalações da UniRV nas dependências da feira e a participação foi muito positiva, conforme avaliou o diretor da Faculdade de Agronomia, Dr. Paulo Fernandes Boldrin. “A participação da UniRV na Tecnoshow 2022 foi de grande sucesso, recebemos em média 1200 pessoas por dia, entre acadêmicos e professores, pais de alunos e egressos, bem como empresários e produtores, conhecendo um pouco das pesquisas que realizamos na Universidade. Foi a união de várias Faculdades, que não mediram esforços para que esse espaço contribuísse com o aprendizado dos nossos acadêmicos e como fonte de atualização do setor agrícola, “disse Paulo.
.jpg)
O conteúdo apresentado nos cinco dias de atividades também foi destaque nos veículos de comunicação, com a participação de professores nos principais canais de TV, levando informações sobre as pesquisas desenvolvidas na Instituição e que foram apresentado em plots e painéis, levando assim, o nome da Universidade e o seu papel no desenvolvimento de pesquisas que muito tem contribuído com o agronegócio para todo o Estado. A participação de sucesso da UniRV na Tecnoshow foi creditada a multidisciplinaridade, com a união das Faculdades de Agronomia, Medicina Veterinária, Design Gráfico, Engenharias de Software, Civil e Mecânica e Faculdade de Direito e o Mestrado em Direito do Agronegócio e Desenvolvimento, além de servidores e departamentos que não mediram esforços para que o estande fosse bem montado e as atividades propostas fossem executadas com sucesso.
.jpg)
Além de servir de importante espaço para a divulgação das pesquisas agrícolas e dos bons resultados alcançados na Universidade, o estande ainda foi palco das aulas de Agronomia e Medicina Veterinária, que foram transferidas para a Feira. Nessa atividade extraclasse, os professores fizeram visitas nos estandes, direcionando conteúdo da feira como aulas práticas, proporcionando aos acadêmicos uma vivência, a atualização das inovações tecnológicas e as tendências de mercado. Um dos destaques do estande da Universidade foi o painel do pivô central integrado com uma estação meteorológica portátil com energia solar, coletando em tempo real os dados climatológicos que influenciam o manejo na agricultura irrigada, atraindo produtores rurais, atentos às novidades tecnológicas que favorecem uma produção de qualidade, sem contar a quantidade de pessoas que aproveitaram para conhecer como funciona o equipamento.
.jpg)
Mas quem visitou o local escolhido para compartilhar as ações da UniRV contou ainda com uma programação especial de palestras. Com um auditório climatizado e preparado para receber mais de 40 pessoas, o ambiente contou com recursos audiovisual e com os melhores profissionais da área, apresentando temas como: manejo biológico de nematóides e agricultura digital e integração tecnológica no campo,
.jpg)
As atividades propostas no estande foram direcionadas aos visitantes da feira, empenhados em atualizar sobre as principais pesquisas que foram desenvolvidas na Universidade, que contribuem com o agronegócio brasileiro, bem como, aos acadêmicos das Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária. “A Universidade de Rio Verde esteve presente neste importante momento para o meio rural. Nossos agradecimentos aos professores e servidores e toda comunidade acadêmica pela dedicação em promover o nome da UniRV. Fazemos ciência, fomentamos pesquisa e nada mais gratificante que poder participar de uma Feira como a Tecnoshow levando resultados que impactarão positivamente o agronegócio brasileiro, finalizou Barella.
Por Vanderli Silvestre/Fotos:Herison Tessari