Um dos momentos mais esperados pelo setor rural teve início na manhã desta segunda-feira, 04 de abril, com a abertura oficial da Tecnoshow Comigo, uma das maiores feiras do Centro-Oeste e que atrai investidores do mundo inteiro, interessados nas novidades em tecnologia que contribuem para aumento da produção das propriedades rurais. Considerada uma extensa vitrine de tecnologias, a programação também é palco de grandes expositores, que aproveitam o público estimado de 100 mil pessoas para demostrar suas potencialidades, e aproveitando esse cenário tecnológico, a Universidade de Rio Verde – UniRV abriu oficialmente as portas do seu estande no CTC logo pela manhã, com presença do Reitor, professor Alberto Barella Netto, o coordenador da Feira, Eduardo Hara, o presidente do CREA –GO, Lamartine Moreira e demais autoridades ligadas ao agronegócio, Pró-reitores, professores e acadêmicos.

A Tecnoshow foi líder em faturamento no Brasil na última edição, tendo faturado em 2019, mais de R$ 3,4 bilhões, além de contribuir significativamente com o agronegócio, por meio de palestras, apresentação de novidades do mercado, reuniões, dinâmicas, além de exposições de animais e plots agrícolas, com áreas experimentais e demonstrativa. Visando contribuir com a classe produtora, a UniRV preparou um cronograma de atividades, com plots agrícolas e os principais estudos desenvolvido no campus que impactam diretamente na vida do produtor. “Quero agradecer a todos que se empenharam para que o nosso estande ficasse pronto para receber os visitantes da feira. Temos a grande retomada da Tecnoshow depois de dois anos e a UniRV preparou uma estrutura para mostrar que nossas pesquisas tem contribuído com o agronegócio brasileiro,” comentou o diretor da Faculdade de Agronomia, Dr. Paulo Fernandes Boldrin.
Durante a abertura do estande, o Reitor fez questão de reforçar a contribuição de professores, acadêmicos e servidores das Faculdades de Agronomia e Medicina Veterinária para que o espaço fosse preparado cuidadosamente para receber o público da Tecnoshow. “A Universidade de Rio Verde está presente nesse importante momento para o meio rural e o nosso estande é uma vitrine de divulgação dos nossos projetos e pesquisas que muito tem contribuído com a produção agrícola. Parabéns a todos pelo empenho e dedicação, para tornar possível toda essa estrutura, que com certeza eleva ainda mais o nome da UniRV, “acrescentou Barella.

Ainda durante o encontro no estande da UniRV, o coordenador da Tecnoshow, Eduardo Hara citou o importante papel da UniRV na formação de profissionais e a contribuição com o mercado. “Estamos de volta depois de dois anos e essa parceria entre a UniRV e a Comigo é muito importante, uma vez que as pesquisas que são realizadas na Instituição são levadas ao produtor e os profissionais do futuro são formados aqui. Obrigado UniRV por mais essa parceria,” afirmou Hara.
Quem visita a extensão da UniRV na Tecnoshow pode conhecer um pouco das pesquisas que já tem feito a diferença no mercado tecnológico, como por exemplo, o uso da impressora 3D para o tratamento de animais de produção, com a impressão de mobilizadores ortopédicos. Em um ambiente totalmente decorado, cuidadosamente planejado pela equipe de paisagismo, os visitantes ainda podem conferir o uso do drone na agricultura e o controle de irrigação a partir de dados climáticos em tempo real, com a aplicabilidade na prática, com a exibição de um simulador de pivô e uma estação climatológica no local.
Outro ponto ainda que pode ser encontrado por quem passar pelo estande, são as palestras que serão ministradas, com temas pontuais e diversificados, abrangendo várias áreas do setor agrícola, tais como: Manejo biológico de nematoides, Contexto da agricultura 4.0 no manejo de plantas daninhas, Manejo de bioestimulantes para altas produtividades na cultura da soja e Agricultura digital e integração tecnológica no campo, além de Mediação e arbitragem no agronegócio e mesas-redondas.
Abertura da Feira
A 19ª edição marcou a retomada das atividades depois de dois anos de pandemia de Covid-19 e vai contar com cerca de 600 expositores até a próxima sexta-feira, 8 de abril. A abertura da Tecnoshow contou a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, além de autoridades e representantes do setor produtivo.
Respeitando a legislação vigente no Estado, a sede simbólica da administração estadual foi transferida para o município, com a instalação ainda de espaços dos Poderes Legislativo e Judiciário. Além disso, no estande do Governo de Goiás, serão realizadas, durante toda a feira, atividades como reuniões, debates e palestras. Representantes de diversos órgãos vão despachar do local e participar de encontros com representantes de empresas e municípios, lideranças setoriais e investidores. Até a próxima sexta-feira (8), até 200 mil pessoas devem visitar o local, segundo estimativa dos organizadores.

Confira a programação de palestras:
05/04- Terça-feira
9h -Novas tecnologias para avaliação do aparelho locomotor de equinos - Profa. Dra. Raquel Luiza Lopes Goulart - (Medicina Veterinária/UniRV)
10h - Manejo biológico de nematoides: uma nova proposta - Prof. Dr. Eduardo Freire - (Agronomia/UniRV)
14h - Imposto de renda sobre o ganho de capital decorrente da venda de propriedade rural - Lucas Cunha (PPGDAD/UniRV)
15h- Agricultura digital e integração tecnológica no campo - João Gabriel Lima Costa (PPGDAD/UniRV) - Prof. Dr. Rildo Mourão Ferreira - Coordenador da mesa (PPGDAD/UniRV)
06/04- Quarta-feira
10h - DFCs em Soja: principais estratégias para o manejo - Prof. Dr. Hercules Diniz Campos -(Agronomia/UniRV)
11h - Biotecnologias da reprodução equina - Profa. Me. Laís Guerra Prado - (Medicina Veterinária/UniRV)
14 h - Mediação de conflitos e cooperativismo agroindustrial - Karina Testa (PPGDAD/UniRV)
15h -Mesa-redonda -Prof. Dr. Paulo Antônio Rodrigues Martins - Coordenador da mesa (PPGDAD/UniRV)
07/04 - Quinta-feira
10h - Contexto da agricultura 4.0 no manejo de plantas daninhas - Prof. Dr. Matheus de Freitas Souza - (Agronomia/UniRV)
11h - Tendências para o manejo nutricional das culturas - Profa. Dra. Veridiana C. Gonçalves Cantão - (Agronomia/UniRV)
14h -Mediação e arbitragem no agronegócio - Rosângela de Paiva Leão Cabrera e Orígenes Rosendo da Silva Neto (PGPDAD/UniRV)
15h- mesa-redonda - Prof. Dr. Nivaldo dos Santos - Coordenador da mesa (PPGDAD/UniRV)
08/04 -Sexta-feira
10h- Manejo de bioestimulantes para altas produtividades na cultura da soja - Prof. Dr. Nelmicio Furtado da Silva - (Agronomia/UniRV)
11h -Desafios do controle do percevejo castanho em pastagens - Prof. Dr. Eduardo Lima do Carmo - (Agronomia/UniRV)
Programação dos nossos docentes na casa do CTC
Terça feira 05/04
9h -Manejo fisiológico/nutricional para equilíbrio funcional dos cultivos- Prof. Dr. Gustavo Adolfo Pazzetti (Agronomia/UniRV)
Quarta feria 6/04
16h -Manejo de plantas daninhas na cultura do sorgo granífero.- Prof. Dr. Guilherme Braga Pereira Braz (Agronomia/UniRV)
Quinta feria 7/4
16 h -Impacto dos nanofertilizantes no cultivo de soja. Prof. Dr. Alessandro Guerra da Silva (Agronomia/UniRV) e Me. María Belén Ciacci (INTA)
Sexta feira 8/4
11h -Colaboração da impressão 3D para o tratamento de animais de produção- Prof. Dr. Tiago Luis Eilers Treichel -(Medicina Veterinária/UniRV)