Fone:+(55) 64 3611 2200

Vice-Reitor representa a UniRV no 66º Fórum Nacional de Reitores da Abruem

Publicado em: 06-12-2021
Compartilhar

Com o tema “Ciência, Conhecimento e Diversidade: O Papel das Universidades Estaduais e Municipais no Desenvolvimento do Brasil e o contexto da Pandemia”, o 66º Fórum Nacional de Reitores da Abruem ocorreu nos dias 02, 03 e 04 de dezembro de 2021 no Câmpus Crajubar, da Urca (Universidade Regional do Cariri), e no Iu-á Hotel, em Juazeiro do Norte.
 
Representando a Universidade de Rio Verde – UniRV, o vice-reitor, professor Dr.Arício Vieira da Silva, marcou presença no Fórum e ressaltou a importância da participação da instituição em mais uma evento Nacional. “Essa é a uma ótima oportunidade para trocar e discutir experiências com as demais instituições, pois é por meio deste encontro que temos acesso ao conhecimento de todos os cantos do país”, ressaltou, Arício.
 
A palestra de abertura com a “Ciência, Conhecimento e Diversidade: Educação, Desenvolvimento e Transformações recentes no Estado do Ceará”. Proferida pelo governador do Estado do Ceará, Camilo Sobreira de Santana. A programação do evento foi intensa e teve início com o presidente da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, professor Tarcísio Pequeno, proferindo palestra com a temática do evento. Teve como moderador o reitor da Universidade de Pernambuco e vice-presidente da Abruem, professor Pedro Henrique Falcão. 
 
Em seguida, ainda no período matutino, foi discutida “A política de combate à pandemia do Estado do Ceará e o Sistema de Universidades”. Conduzida a palestra por  Marcos Antônio Gadelha, secretário de Saúde do Estado do Ceará, e Inácio Francisco Arruda, secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará. O presidente da Abruem e reitor da Universidade do Estado do Mato Grosso, professor Rodrigo Zanin, foi o moderador.
 
 
O período vespertino deste do segundo dia de Fórum teve como de a palestra “Experiências inovadoras das Universidades Estaduais Cearenses”. Os professores Carlos Kleber do Nascimento, vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Hidelbrando dos Santos, reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), e Izabelle Mont’Alverne, vice-reitora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), conduziram o momento que foi mediado pelo reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Leonardo Beroldt. 
 
A última temática discutida no evento foi “Autonomia das Universidades Estaduais e Municipais: financiamento e judicialização no atual contexto político”. O assunto foi abordado pelos professores Aldo Nelson Bona, superintendente-geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná e ex-presidente da Abruem, Celia Regina Diniz, reitora da Universidade Estadual da Paraíba, e Fernando Sarti, pró-reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas. A moderação ficou a cargo do anfitrião do evento,  reitor da Urca, Francisco do O’ de Lima Júnior.
 
No encerramento foi realizado reunião do Conselho Pleno da Abruem. Na programação do último dia de evento houve atividades culturais, com visitas ao Araripe Geopark Mundial da Unesco, Geossítio Pontal da Santa Cruz (Santana do Cariri) e Museu de Paleontologia Prof. Plácido Cidade Nuvens da URCA (Santana do Cariri).
 
O evento foi de alto nível e foram abordados temas de interesse geral das Universidades Públicas Estaduais e Municipais de Ensino Superior, havendo uma grande troca de experiências entre as instituições com a Temática: “Ciência, Conhecimento e Diversidade: o papel das Universidades Estaduais e Municipais no desenvolvimento do Brasil e o contexto da pandemia.”

+ Notícias

#

Inscrições abertas para as disciplinas optativas

  A Universidade de Rio Verde – UniRV informa que estão abertas as inscrições para as disciplinas optativas de Música e Inglê...

#

Reitor recebe presidente do Sindicato Rural e define parcerias

  Com o objetivo de estreitar os laços, o Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Alberto Barella Netto, recebeu nesta terça-feir...

#

Egressa de Odontologia é selecionada em Programa de Mestrado da Unicamp

Roberta Cristina Costa Guimarães, egressa da Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde – UniRV, foi aprovada no Programa de Pós-Gradua&c...

#

Últimos dias para se inscrever no Mestrado em Produção Vegetal

  A Universidade de Rio Verde- UniRV está com inscrições abertas para o Programa de Mestrado em Produção Vegetal, para ingresso n...

#

UniRV sediará seletivas para os Jogos Mundiais Universitários

  Mais uma ação de incentivo ao esporte universitário, na última sexta-feira, 21 de janeiro, o Reitor da Universidade de Rio Verde, prof...