Com o objetivo de mobilizar e proporcionar subsídios tecnológicos à cadeia produtiva do agronegócio, que é a base da economia na região, a Universidade de Rio Verde – UniRV realizou nesta quarta-feira, 24 de novembro, o “Hub de inovação UniRV - Ecossistemas para o futuro”. Um evento que reuniu representantes da sociedade civil organizada, entidades classistas, empresas da iniciativa privada, cooperativas, poder público e pesquisadores da Universidade. Também participaram do evento, o Reitor, professor Me. Alberto Barella Netto; os Pró-Reitores Dr. Claudemir Bertuolo Furnielis (Pós-Graduação) e Dr. Carlos César Evangelista de Menezes (Pesquisa e Inovação), o gestor institucional, João Mário Vieira de Paula e Silva e o coordenador do Departamento de Licitação, Mayko Roberto Damasceno Souza e demais pesquisadores da UniRV.
O encontro realizado no Auditório do Bloco Administrativo contou com a presença dos professores da Universidade Vale do Rio do Sino (Unisinos), Dr. Alsones Balestrin e Dra. Juliana Ballin Suzin, que apresentaram a estruturação do projeto “Pacto Alegre” e o Ecossistema de Inovação de Porto Alegre, RS. Após a apresentação foi franqueada a palavra para manifestação dos participantes, que resultou na percepção do Ecossistema de Rio Verde caracterizado pelo agronegócio, com ênfase na produção de grãos e no complexo de produção de carnes.
Ainda durante o evento, destacou-se a necessidade por talentos profissionais com expertise em áreas tecnológicas, principalmente com competências em inteligência artificial e biotecnologia, e que a criação de um projeto que contemple outras áreas do conhecimento devem ser analisado a fim de atender a demanda do setor.
Diante da apresentação do sistema de inovação tecnológica, adotado em Porto Alegre, e levando em conta a motivação dos participantes, bem como a demanda por inovação e a escassez de profissionais capacitados em tecnologias de ponta, a Universidade vai dar continuidade ao projeto, objetivando assim a criação de um ambiente de inovação dentro do campus, em parceria com instituições de vários segmentos da cadeia do agronegócio, que ofertará subsídios tecnológicos à cadeia produtiva do agronegócio.
Em suas palavras, o Reitor reforçou a importância de preparar Rio Verde para os próximos dez anos, e que a Universidade quer dar o ponta pé inicial para que estruturação de ecossistemas contribuam com a inovação de toda Rio Verde. “Agradeço a importante visita dos professores da Unissinos e a contribuição para com esse momento em que iniciamos a discussão da estruturação desse ambiente inovador. O “Pacto Alegre”, com certeza será um grande referencial a todos nós como sociedade, construir uma Rio Verde do futuro,” acrescentou Barella.