Depois de se tornar a primeira universidade pública do país a aderir ao programa, em janeiro deste ano, A Universidade de Rio Verde – UniRV se tornou a primeira Instituição a receber o certificado de Campus Saudável, proposto e desenvolvido pela International University Sports Federation (FISU). O comunicado foi feito na manhã desta quinta-feira, 21 de outubro, após a UniRV comprovar a realização dos programas, projetos e ações exigidos para obtenção do selo. O programa FISU Healthy Campus, lançado em maio de 2020, visa melhorar todos os aspectos de bem-estar dos alunos e da comunidade do campus em geral, contribuindo positivamente com o estilo de vida de estudantes universitários ao redor do mundo, promovendo e incentivando a prática de atividades físicas e escolhas saudáveis dentro do campus. O programa mantém a convicção de que as universidades devem ser um ambiente propício, uma porta de entrada para encorajar seus participantes a praticar um estilo de vida saudável e sustentável, onde o acesso e as oportunidades nas áreas de atividade física, saúde e nutrição fazem parte da vida diária no campus.
Os pré-requisitos exigidos pela FISU para obtenção da certificação deve atender às diversas demandas de alunos e funcionários, o que inclui a realização de ações dentro de sete importantes itens: atividade física e esporte, gestão saudável do campus, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, comportamento de risco, meio ambiente, responsabilidade social e sustentabilidade. “Nos tornamos a primeira Universidade do Brasil a receber o certificado de Campus Saudável da Fisu! Para nós é um dia de festa e comemoração, saber que já realizamos vários programas que são exigidos pelo órgão para obter o selo. Isso mostra que estamos no caminho certo, ao garantir que a UniRV seja um ambiente propício, uma porta de entrada para encorajar os acadêmicos a praticar um estilo de vida saudável e sustentável, valorizando e fomentando a prática esportiva, o cuidado com a saúde física e mental. Estamos ratificando o nosso compromisso de desenvolvimento institucional constante, visando sempre proporcionar o que há de melhor à nossa comunidade universitária,” reforçou o Reitor professor Me. Alberto Barella Netto.
O Campus Saudável é construído sobre uma plataforma digital personalizada que permite às universidades rastrear e melhorar a saúde e o bem-estar dos alunos e funcionários, além de ser composto por trinta especialistas mundiais em saúde estudantil, o programa é uma rede global sem precedentes para que as universidades compartilhem conhecimento, experiência e melhores práticas e percepções. Dentre as normas propostas pelo Programa, a Universidade de Rio Verde precisou atingir pelo menos 40, dos 100 critérios exigidos, e a comprovação foi fácil, uma vez que a UniRV já conta com a Academia Escola, Clínica Escola de Fisioterapia, Clínica Escola de Odontologia, Clínica Escola de Psicologia, Clínica Escola de Nutrição, e inúmeros programas que beneficiam o âmbito universitário e toda população.