Uma visita técnica marca o encontro do acadêmico com o universo profissional, e esse encontro é capaz de possibilitar uma formação mais ampla, além de contribuir mostrar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão por meio da interação com projetos de diferentes áreas, e com esse foco, as Faculdades de Design Gráfico e de Interiores realizou visitas técnicas em um estúdio de produção de conteúdo audiovisual e em um showroom de uma loja de materiais e acessórios para criação de ambientes com madeira.
O contato dos estudantes com os ambientes e a forma como eles funcionam, começou na terça-feira, 28 de setembro, com as turmas do segundo e quarto períodos de Design Gráfico, acompanhados pelos professores Esp. Thiago Pereira e Esp. Janiel Paraguai. O local escolhido foi um estúdio audiovisual da cidade, onde os visitantes aprenderam sobre o processo de produção e os equipamentos necessários para a criação de vídeos promocionais nos mais diversos formatos. Durante o encontro, foram apresentadas as instalações e equipamentos do estúdio e, ao final, os proprietários responderam diversas perguntas sobre o mercado de trabalho local, as tecnologias e aplicações do design gráfico no dia a dia de um produtor desse tipo de conteúdo.

Para atender os acadêmicos do segundo e quinto períodos de Design de Interiores, o cenário do showroom de uma loja de materiais e acessórios para criação de ambientes com madeira, proporcionou o contato com toda uma linha de produtos e acessórios para mobiliário, as tendências e as principais demandas desses ambientes. Acompanhados pelos professores Esp. Mizael Leal e Ma. Tatiana Pinazo, os alunos puderam trocar experiências com os empresários em assuntos como especificação de prateleiras e cozinhas, acessibilidade e a importância de pensar o projeto de diferentes ambientes de modo a adequá-lo às necessidades e eventuais restrições ergonômicas dos clientes.

Durante os encontros, seguindo as políticas institucionais de enfrentamento à COVID-19, a visitação ocorreu em grupos se revezando entre atividades, de modo a evitar aglomerações, além da instrução prévia sobre medidas de biossegurança, com o uso de máscaras.“As visitas técnicas contribuem para o aprendizado e entendimento prático dos conteúdos teóricos transmitidos em sala de aula, além de conhecer as tendências e o que há de novidade no mercado, bem como o funcionamento e os investimentos necessários para quem quer começar o seu próprio escritório”, lembrou o diretor, professor Me. Márcio Rubens Sousa Santos.