A Semana Acadêmica da Faculdade de Engenharia de Software (SESOFT), continuou suas atividades na noite da quarta-feira, 09 de junho, no canal da
FASOFT no YouTube. Os acadêmicos e o público em geral acompanharam dois momentos diferentes de discussões sobre a área: o primeiro deles com empresários atuando na região do Sudoeste Goiano e no Estado como um todo, apresentando aspectos importantes do momento crítico atual em relação à pandemia, em seguida, com egressos do curso
e seus cases de sucesso, conversando sobre assuntos como empregabilidade, uso de tecnologias e sua trajetória acadêmica desde o início do curso
na Universidade de Rio Verde – UniRV até o momento atual em suas carreiras.
Os trabalhos da noite foram abertos pelo diretor da FASOFT, prof. Me. João Dionísio Paraíba, que passou a palavra para a mediadora das conversas, profa. Ma. Eliene Ribeiro Rosa, a qual apresentou os empresários participantes, salientando as peculiaridades do momento atual no mercado de tecnologia. Os participantes Danilo Costa, da Siagri, Gelson Garcia Ozorio da Tron e Marcos Paulo da Plantar, alternadamente, responderam a perguntas, abordando assuntos como a transição da cadeira da universidade para o mercado de trabalho, soft skills e questões técnicas diversas, incluindo tecnologias ligadas ao Agro e à educação corporativa.
Discorrendo também, sobre a adaptação da área ao contexto da pandemia da COVID-19 com estratégias como o home office, amplamente adotadas pelo mercado de trabalho atual. Ainda durante o bate-papo, os acadêmicos puderam ter a visão dos empresários no sentido de compreender o que eles esperam de seus colaboradores, e assim notar, que não são somente competências técnicas (Hard Skills), mas também, as competências comportamentais (Soft Skills) são os requisitos necessários para uma contratação, e que vem se tornado cada vez mais necessários. Ficando evidente ainda, que as empresas tiveram que se reinventar e se ajustar ao novo cenário da pandemia, com colaboradores em home office, auxílio psicológico, atendimento remoto aos clientes, dentre várias outras medidas necessárias para se adequar a este momento.

Seguindo a programação, uma conversa com os profissionais e egressos do curso de Engenharia de Software, Clayton Fregatti, Bruno Carlo Barbosa Lima Coaracy, Dhjeferson Vilela e Matheus Ferreira Machado mostrou o papel que a formação superior teve em sua trajetória profissional e a importância das conexões feitas durante a graduação, persistência e disciplina de estudos. Ao final da noite, cada participante deixou suas considerações sobre sua história na FASOFT e seus planos para o futuro, evidenciando o quão importante a graduação se fez para cada um.
Realizada pela primeira vez de maneira totalmente on-line, a SESOFT aproveitou a edição virtual para fazer o uso do software Streamyard, possibilitando a participação simultânea dos debatedores que se encontravam em Goiânia, Cascavel/PR, Rio Verde e até mesmo em Portugal. Provando, mais uma vez, que a tecnologia, mais do que dados, permite cultivar conexões humanas e a troca de experiências independentemente da localização geográfica.
A Semana de Engenharia de Software continua nessa quinta-feira, 10 de junho, com apresentações de propostas de sistemas desenvolvidos como parte do Hackasoft Agro, uma maratona de desenvolvimento voltada para a criação de soluções para problemas da cadeia produtiva do agronegócio, seguida por uma palestra sobre Inteligência Artificial e aprendizagem de máquina.