A Faculdade de Engenharia de Software realizou na noite desta quinta-feira, 26 de maio, via videoconferência a Palestra "Agro 4.0". A apresentação foi mediada pelo professor Me. Leandro Souza, diretor científico o Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) e tratou de temas ligados ao uso de novas tecnologias no agronegócio visando aumentar a produtividade e rentabilidade da produção agropecuária tanto em âmbito local quanto nacional, explorando a vocação de Rio Verde e do estado para essa área e aliando os processos produtivos das diversas cadeias do Agro com pesquisa e inovação desenvolvidas por profissionais de tecnologia da região.
O Professor falou também sobre a criação e o funcionamento do Ceagre, apresentando oportunidades para bolsistas em Tecnologia atuarem a nível de pós-graduação, mestrado e doutorado, enumerando as linhas de pesquisa do Centro e apresentando o cenário atual e futuro para adoção de soluções digitais no campo por todo o país.
Com a participação de mais de 100 acadêmicos, após a fala do professor foi realizada uma rodada de perguntas, mediada pelo professor Me. Sandro Silva Moreira. A palestra faz parte das atividades de abertura da Semana Acadêmica da Faculdade de Engenharia de Software, que será na segunda semana do mês de Junho. O tema da palestra foi escolhido pela organização do evento para servir de ponto de partida para um hackathon - uma maratona de programação, onde equipes de desenvolvedores e designers competem apresentando soluções tecnológicas para problemas de uma área específica.
O Centro de Excelência em Agricultura Exponencial (Ceagre) é mantido pelo Governo de Goiás, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) e do Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde, e conta com a parceria da Prefeitura de Rio Verde, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia). O centro atua executando atividades de P&D em tecnologia e, desde sua criação em 2020, vem fazendo uso do Estado da Arte em conceitos como Big Data, algoritmos, conectividade 4G/5G e LoRa para logística e rastreabilidade, drones, tratores e outros dispositivos autônomos, biotecnologia, Internet das Coisas e Inteligência Artificial, o Ceagre objetiva fazer a transformação digital no campo, atuando para desenvolver soluções de baixo custo que possam ser incorporadas no dia a dia de pequenos e médios produtores rurais visando aumentar a competitividade, maximizar a produtividade, aumentar a qualidade, reduzir gastos e riscos.