A Universidade de Rio Verde – UniRV, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme), realizou neste domingo, 24, as provas para preenchimento de 10 vagas em cinco especialidades de Residência Médica, com início em 2021. Durante a aplicação da prova estiveram presentes o Magnifico Reitor, professor Me. Alberto Barella e a Coordenadora das Residências, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas.

A prova foi aplicada para 64 candidatos e seguiu todas as normas determinadas pelo Ministério da Saúde para evitar a disseminação da covid-19. Foram disponibilizadas vagas nas especialidades de Cirurgia Básica (2), Clínica Médica (2), Ginecologia e Obstetrícia (2), Medicina Geral de Família e Comunidade (2), e Pediatria (2). O resultado final do processo seletivo e de análise curricular dos candidatos será divulgado no dia 09 de fevereiro. Os candidatos classificados terão o prazo de dois dias, 18 e 19 fevereiro, para efetivarem a matrícula junto a Coreme e deverão apresentar toda a documentação exigida no Edital.

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o “padrão ouro” da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. A expressão “residência médica” só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica.
O início dos programas de Residência Médica será no dia 01 de março.