» Pesquisa na Prática
Conheça alguns projetos:


Insuficiência Renal Aguda em Unidades de Terapia Intensiva no Sudoeste Goiano: incidência, fatores de risco e mortalidade
Insuficiência Renal Aguda (IRA) é a redução aguda da função renal em horas ou dias, com diminuição do ritmo de filtração glomerular e/ou do volume urinário, com distúrbios hidroeletrolíticos e ácido-básicos. Constitui-se num sério problema de saúde pública e sua incidência varia de acordo com as condições clínicas dos pacientes, sen¬do maior em unidades de terapia intensiva (UTI), de 20 a 40%. São critérios diagnósticos de IRA as alterações agudas dos níveis séricos da creatinina ou do débito urinário.
Neste contexto, devido à escassez de dados epidemiológicos referentes à IRA em UTI de hospitais do Sudoeste Goiano e também pelo fato de múltiplos fatores poderem ser causa importante de IRA hospitalar, objetiva-se determinar a incidência, as principais causas, os fatores de risco e proteção e a taxa de mortalidade para esta enfermidade. E assim, pela busca ativa de prontuários, caracterizar o perfil dos pacientes que desenvolvem IRA hospitalar, vindo a contribuir para estabelecer mudanças regionais, a curto e longo prazo, a fim de prevenir a IRA em UTI e reduzir sua mortalidade.


Saiba mais







 

Soroprevalência de anticorpos anti-toxoplasma gondii em pacientes diagnosticados com esquizofrenia: há associação com polimorfismos genéticos?
Toxoplasma gondii é um protozoário de distribuição mundial, com alta prevalência sorológica, podendo atingir em média 70% dos brasileiros e em países como Estados Unidos em média 22,5% de uma população maior de 12 anos. O ser humano pode adquirir a infecção por meio de ingestão de alimentos contaminados com cistos ou oocistos, transfusão sanguínea, transplante de órgãos e transmissão congênita.

Saiba mais







 

Síndrome do músculo piriforme e suas relações anatômicas
A síndrome do músculo piriforme é uma patologia que relaciona um tipo de dor glútea a ciatalgia condicionada por espasmo ou hipertrofia do músculo piriforme tendo em vista sua íntima relação anatômica topográfica com o nervo isquiático. Dessa forma, a pesquisa visa avaliar e mensurar as variações anatômicas entre o músculo piriforme e o nervo isquiático a fim de correlacionar com o aparecimento da síndrome do músculo piriforme.

Saiba mais







 

Avaliação da Qualidade de Vida e Saúde na Terceira Idade
A avaliação da qualidade de vida é fundamental e deve ser considerada como parte integrante da avaliação de saúde do idoso, pois considera aspectos que podem passar despercebidos na avaliação clínica de rotina. O envelhecimento constitui um processo variado e complexo, e abrange dimensões biológicas, sociodemográficas, psicológicas e mesmo culturais.

Saiba mais







 

Análise Socioeconômica das Causas de Abandono do Tratamento para Tuberculose
A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa, que acomete cerca de um terço da população mundial e que é responsável por milhões de mortes a cada ano. Um dos principais entraves ao sucesso do tratamento são as altas taxas de abandono, que pode ocorrer devido a múltiplos fatores e que constitui um dos maiores desafios ao controle da doença. Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa com caráter descritivo e transversal a ser realizada entre agosto de 2015 e julho de 2016, na unidade de saúde Cais Nova Era localizada em Aparecida de Goiânia, Goiás.

Saiba mais







 

Estudo histórico e geográfico de Mormo no Brasil e no Mundo: 10 anos de história
O mormo, doença infecto contagiosa de caráter zoonótico, é de notificação obrigatória da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Trata-se de uma bactéria chamada Burkholderia mallei transmitida pelo contato com exsudatos da pele e secreções respiratórias de equídeos infectados. O diagnóstico do mormo nos animais pode ser realizado, por meio da associação dos aspectos clínico-epidemiológicos e anátomo-histopatológicos, porém os testes de fixação de complemento e maleinização são os testes confirmatórios. O presente projeto tem como objetivo situar o mormo no contexto mundial e nacional. O projeto pretende ainda fazer um levantamento de dados epidemiológicos, em todos os estados brasileiros onde os casos de mormo animal já foram notificados.

Saiba mais







 

Avaliação inicial da viabilidade agronômica do uso de resíduos agroindustriais
No Brasil, a principal destinação de resíduos ainda são os aterros, que na maioria das vezes não atendem aos padrões ambientais de qualidade. A reciclagem no solo agrícola tem sido considerada como a opção mais adequada, tanto sob o ponto de vista ambiental como econômico. O objetivo com o experimento é avaliar a eficiência agronômica de resíduos agroindustriais como fertilizantes e/ou condicionadores do solo para as culturas de soja e milho. O ensaio será conduzido em vasos, em casa de vegetação, onde são cultivadas plantas em solo tratado com o resíduo e em solo tratado com fertilizantes tradicionais, para comparação, sendo que o desenvolvimento e a produtividade das plantas são as principais variáveis observadas. a adição de um material ao solo agrícola só se justifica quando este resulta em algum benefício agronômico, como melhorar os atributos relacionados à fertilidade do solo. a partir dos resultados do experimento em vasos, definem-se quais doses serão testadas no campo para validar os resultados obtidos em condições controladas.

Saiba mais







 

Comportamento de linhagens e cultivares de trigo de sequeiro em Rio Verde-GO
O trigo (Triticum spp.) é um dos principais alimentos produzidos do mundo, é um alimento importante utilizado principalmente como base de farinhas para a fabricação de pão e massas. Também é cultivado com objetivo de produção de forragem e feno para alimentação animal. Mundialmente, o trigo é a segunda cultura em extensão de área, ficando atrás do milho e superando a área cultivada com a cultura do arroz, que é a terceira mais cultivada. A diferença existente entre a produção de grãos e o consumo interno no Brasil apresenta como consequência, a necessidade de importação e significativa dependência do país pelo trigo importado. Uma das alternativas para minimizar este problema é com utilização de tecnologia que proporcione incrementos nos níveis de produtividade de grãos, o qual pode ser obtido com desenvolvimento de cultivares melhoradas.

Saiba mais







 

Quantidade e qualidade de água percolada no solo após sucessivas aplicações anuais de dejetos de suínos na cultura do milho
Os dejetos líquidos suínos vêm sendo utilizados como uma alternativa para fertilizantes agrícolas, ou seja, aplicados no solo como fonte de nutrientes para as culturas. São considerados de baixo custo e de alto retorno econômico para os produtores que possuem granja, pois são ricos em nutrientes, principalmente nitrogênio e potássio. Juntamente com o avanço econômico, surge a preocupação ambiental a adubação em excesso e dependendo do manejo, o dejeto líquido de suíno (DLS) poderá resultar em impactos ambientais, como a poluição dos mananciais, levando alguns nutrientes a atingir níveis tóxicos no solo e na água, trazendo riscos de contaminação do lençol freático (Thomé Filho, 1997; Menezes et al., 2003).
É primordial que seja executado o monitoramento ambiental contínuo das áreas que recebem os resíduos da criação de suínos, com a realização de pesquisas relacionadas à contaminação do solo e da água, tanto superficial quanto subterrânea, principalmente devido aos altos teores dos nutrientes. O monitoramento ambiental pode avaliar a dinâmica dos nutrientes por meio de análises da água proveniente da percolação subterrânea, medindo-se os teores dos macros e micronutrientes, verificando a qualidade da água juntamente à legislação brasileira, referente aos parâmetros de qualidade da água de consumo humano.


Saiba mais







 

Modificações dos atributos químicos no perfil do solo com sucessivas aplicações de dejetos líquidos de suínos na cultura do milho
Com o aumento e desenvolvimento da suinocultura na região do Centro Oeste, consequentemente houve aumento de resíduos provenientes dessa atividade. Um dos resíduos é o dejeto líquido de suíno. Os dejetos de suínos são fontes de nutrientes e se manejados adequadamente, podem suprir parcial ou totalmente o fertilizante químico na produção de grãos. A aplicação de DLS de forma indiscriminada resultará em riscos de impacto ambiental negativo, especialmente pela possibilidade de ocorrer contaminação do solo e das águas superficiais e subterrâneas. No entanto, existe maior preocupação ambiental quanto aos macronutrientes N e P na contaminação de lençóis freáticos e águas superficiais, onde podem causar eutrofização, e aos micronutrientes Cu e Zn, que podem se acumular no solo e na fitomassa das culturas. A gravidade dessa contaminação dependerá da composição dos dejetos, das doses aplicadas no solo, da capacidade de extração e exportação das culturas, do tipo de solo e das quantidades aplicadas cumulativamente (Seganfredo, 2007).

Saiba mais







 

Remoção de surfactantes variados utilizando carvão ativo e resinas como material adsorvente
O desenvolvimento de uma região está intimamente ligado à qualidade de água disponível à população. Sendo assim, técnicas de purificação da água são desenvolvidas, a fim de atender a regiões em que o tratamento convencional se torna inviável ou mesmo em condições emergenciais. Com o intuito de aliar métodos de purificação de água residual ao controle de emissão de poluentes nos mananciais o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência de materiais adsorventes tais como carvão ativo e resinas na remoção de surfactantes variados. A água residual utilizada neste trabalho será confeccionada em laboratório, usando tensoativos como LAS (lauril sulfato de sódio,) e BETAÍNA (coco-amido-propil), a escolha dos mesmos se deu através de testes realizados em trabalhos anteriores. A concentração dos surfactantes bem como o tipo e concentração dos materiais adsorventes serão variados buscando encontrar a melhor forma de tratamento. Os testes serão realizados em reatores batelada e os parâmetros analisados serão: pH, turbidez, condutividade e a remoção dos surfactantes utilizando espectrofotômetro na faixa de leitura de absorbância de 650 nm. Em virtude da grande participação dos tensoativos na formulação de detergentes e do elevado consumo mundial de surfactantes, esses componentes tem sido alvo de interesse de pesquisadores na área de controle ambiental.

Saiba mais







 

Eficiência dos Principais Acaricidas de Contato Comercializados em Propriedades Leiteiras de Rio Verde-GO
O carrapato dos bovinos, Rhipicephalus (Boophilus) microplus causam grandes prejuízos na pecuária leiteira. Diversos são os relatos que verificaram a ineficácia de produtos acaricidas, fato que pode estar relacionado ao manejo incorreto de controle dos carrapatos. Assim, se torna importante conhecer a atual situação de eficiência dos principais produtos usados na região de Rio Verde-GO, pois estas informações podem auxiliar técnicos e produtores. Portanto, o objetivo deste trabalho será determinar a eficiência dos três principais acaricidas, considerados de contato, comercializados nas lojas agropecuárias de Rio Verde-GO após testes in vitro de teleóginas ingurgitadas oriundas de cinco propriedades leiteiras na região de Rio Verde-GO.

Saiba mais







 

Efeito da Condição e Temperatura Corporal e Temperamento Animal de Vacas de Corte Paridas na Taxa de Concepção Após IATF
Ultimamente tem-se buscado o incremento na produtividade de bovinos de corte por meio de programas de melhoramento genético, manejo nutricional e sanitário e condição de bem estar dos animais tem sido aprimorados. Fatores intrínsecos e extrínsecos ao animal podem interferir na fertilidade ou nas taxas de concepção, tanto em animais de corte quanto de leite. Desta forma, o objetivo deste estudo é avaliar o efeito da condição e temperatura corporal e temperamento animal de vacas de corte paridas na taxa de concepção após inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Por fim, os resultados irão mostrar ou não a necessidade de se desenvolver novos métodos de manejo para melhorar os resultados de taxa de concepção após IATF.

Saiba mais







 

Intensidade Parasitária e Prevalência de Helmintos em Bovinos Leiteiros Jovens e Adultos
Dentre os fatores que interferem na rentabilidade da criação de bovinos, estão os parasitas gastrintestinais. Haja vista que Rio Verde está na região que mais cresce dentro do estado de Goiás, e que a região passa por um momento de aumento na tecnificação agropecuária, faz-se importante determinar medidas eficientes de controle de parasitas dos animais. Com o objetivo de pesquisar quais os principais gêneros de helmintos que parasitam os bovinos leiteiros, de diferentes idades, criados em cinco propriedades de Rio Verde-GO, propõe-se este trabalho que irá determinar a intensidade parasitária através de exames de OPG (ovos por grama de fezes) e coprocultura.

Saiba mais







 

Verificação da Prevalência das Espécies de Eimeria Spp que Parasitam Bovinos de Leite, Jovens e Adultos, em Propriedades Próximas à Cidade de Rio Verde–GO
A coccídiose é uma doença causada por protozoários do gênero Eimeria spp em ruminantes, provocando prejuízos, principalmente a um quadro clínico evidenciado por diarreia e desidratação. A eimeriose, mesmo na forma subclínica pode causar prejuízos na criação de bovinos. Diante disso, objetivou-se determinar a prevalência das espécies de Eimeria spp que parasitam os bovinos de leite localizados no município de Rio Verde-GO, assim como a influência da idade na contagem de oocistos por grama de fezes e na ocorrência de espécies patogênicas e não patogênicas. Serão coletadas amostras de fezes de bovinos leiteiros jovens e adultos em cinco propriedades leiteiras próximas à cidade de Rio Verde-GO para determinação de animais positivos para coccidiose, contagem de oocistos por grama de fezes e identificação das espécies através das características morfométricas dos oocistos esporulados. Será verificada a prevalência das espécies nas propriedades estudadas e o efeito da idade na contagem de oocistos por grama de fezes e no número de espécies patogênicas e não patogênicas encontradas.

Saiba mais







 

Estudo Morfométrico da Mandíbula
Existem diferenças significativas entre homens e mulheres, como a fisiologia hormonal e esquelética, características distintas que correspondem ao que é conhecido por dimorfismo sexual. Sendo assim, o estudo deste dimorfismo na mandíbula é de suma importância no processo de identificação Odonto-Legal. Com o objetivo de se estabelecer a identificação humana de fragmentos ósseos, como os da mandíbula, e estruturas dentárias utiliza-se esse processo de identificação. As comparações das médias do comprimento do corpo mandibular dos dois sexos apresentam diferenças estaticamente significativas. Apesar de ser evidente a importância do estudo do dimorfismo sexual mandibular essas diferenças ainda são pouco estudadas quando comparada ao crânio. Por esses motivos, essa pesquisa tem como objetivo realizar um estudo morfométrico da mandíbula correlacionando-o com o dimorfismo sexual.

Saiba mais







 

 

Obesidade Infanto-Juvenil: com ela não dá para brincar!

A obesidade se tornou um problema de saúde pública em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil. Os efeitos negativos da obesidade colocam o sujeito numa condição de risco associada a várias doenças, como: Doença Arterial Coronariana (DAC), Diabetes Mellitus, Hipertensão, Aterosclerose, dentre outras.

Saiba mais







 

Análise da Síndrome Metabólica em Mulheres no Climatério
As doenças cardiovasculares representam as principais causas de óbitos e incapacitação em todo o mundo, em ambos os sexos. Nesse contexto, se insere a síndrome metabólica, que é um transtorno complexo, representado por um conjunto de fatores com predição para eventos cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2. Sugere-se que a falência ovariana na fase da transição menopáusica parece ser um determinante fundamental no aumento da incidência de síndrome metabólica e, consequentemente, eventos cardiovasculares. O objetivo do presente estudo é analisar aspectos inerentes à ocorrência de Síndrome Metabólica em mulheres climatéricas em um ambulatório de caráter privado de Rio Verde.

Saiba mais







 

Impacto da Introdução da Vacina Pneumocócica Conjugada 10 Valente nas Hospitalizações por Pneumonia em Crianças de até 4 Anos na Cidade de Goiânia: Um Estudo Retrospectivo
As pneumonias são caracterizadas por uma síndrome clínica resultante de uma inflamação que se instala nos pulmões, podendo ser provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante. O Brasil está entre os 15 países com maior número de casos anuais de pneumonia clínica em menores de 5 anos. A prevenção de pneumonia em crianças é um componente essencial de uma estratégia para reduzir a mortalidade infantil. A introdução da vacina pneumocócica conjugada 10-valente (PCV10), em 2010, trouxe perspectivas para o controle da doença pneumocócica, destacando o Brasil como o precursor na implantação desta vacina no Serviço Público de Saúde.

Saiba mais







 

Eficiência Agronômica na Cultura do Milho com Uso Contínuo de Dejetos Líquidos de Suínos
O estudo comprovará que os dejetos líquidos de suínos são ricos em nutrientes e devem ser utilizados como insumo agrícola como alternativa de descarte no solo, com o benefício da reciclagem de nutrientes para as culturas.

Saiba mais







 

Inclusão de Farelo de Semente de Urucum em Rações para Codornas em Postura
O projeto visa avaliar o desempenho produtivo, as qualidades internas e externas dos ovos, a aceitação dos ovos das codornas alimentadas com rações contendo farelo da semente de urucum (FSU), bem como determinar a viabilidade econômica da inclusão do FSU nas rações para codornas.
Saiba mais
 
 
Comportamento de Híbridos de Sorgo Granífero em Rio Verde/GO
O projeto se propõe a fazer um estudo sobre a seleção de híbridos de sorgo granífero promissores em Rio Verde/GO.

Saiba mais
 
 

Programa para Dimensionamento de Esteiras Transportadoras
O projeto visa desenvolver um software para celular e computador a ser utilizado em esteiras transportadoras.

Saiba mais
 
   
Estudo Morfométrico do Tórax e suas Relações com o Transplante de Pulmão
O projeto visa estabelecer alguma relação antropométrica entre osso esterno, a caixa torácica e os pulmões, de forma a inferir sobre a possibilidade de um novo método que estabeleça a compatibilidade entre os pulmões do doador e a caixa torácica do receptor e desenvolver um software que possa efetuar os cálculos dimensionais.
Saiba mais

 

Análise da Contribuição da Cintilografia de Perfusão Miocárdica na Decisão Entre Tratamento Clínico vs. Revascularização em Pacientes com Doença Coronariana
O projeto visa identificar os valores de quantificação de alterações perfusionais do músculo cardíaco que melhor possam orientar quanto à decisão clínica de optar entre tratamento clínico ou abordagem invasiva para doença coronariana.

Saiba mais

 

Análise da Correlação Entre Fatores de Risco Para Doença Coronariana e a Extensão de Defeitos Perfusionais do Músculo Cardíaco em Pacientes Submetidos à Cintilografia de Perfusão Miocárdica
O projeto visa analisar a correlação entre os fatores de risco para Doença Arterial Coronariana e o percentual de alterações perfusionais miocárdicas, em uma amostra da população do Sudoeste Goiano, submetida à Cintilografia de Perfusão do Miocárdio (CPM).

Saiba mais


 

Introdução Precoce de Alimentos em Crianças Menores de Seis Meses em Uma Cidade de Médio Porte da Região Centro-Oeste do Brasil
O projeto visa avaliar a introdução de alimentos complementares nos primeiros seis meses de vida e sua relação com as variáveis socioeconômicas e demográficas de uma cidade de médio porte da região Centro-oeste do Brasil.
Saiba mais

 

Fisioterapia Respiratória em Pacientes Hipersecretivos Com Doença Pulmonar
O projeto se propõe a avaliar o padrão respiratório dos pacientes hipersecretivos portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) submetidos à aplicação de um protocolo fisioterapêutico pré-estabelecido.


Saiba mais

 


Situação de resistência a anti-helmínticos em ovinos criados na região sudoeste de Goiás
O trabalho está sendo desenvolvido pelo acadêmico Adriel Freitas Laurindo que cursa o sexto período do curso de medicina veterinária com a orientação da professora Aline Carvalho Martins. Seis criações de ovinos serão testadas através de exames coproparasitológicos para se determinar a eficiência de três anti-helmínticos comerciais após identificação da taxa de redução de ovos. Serão determinadas medidas de manejo sanitário mais adequadas à realidade das criações de ovinos da região.

Saiba mais







 
 

O mal nosso de cada dia: uma análise da persistência da banalidade do mal arenditiano no século XXI
O projeto é realizado pelo acadêmico do 4° período da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde – UniRV, Alan Henrique Silva Marques, sob orientação do professor Me. Makchwell Coimbra Narcizo e visa refletir acerca de problemas como Intolerância, injustiça e violência, visto que tais problemas que marcaram negativamente o século XX continuam presentes de maneira significativa na sociedade contemporânea.

Saiba mais







 
 

Relação entre hipertensão arterial e temperamento
O presente projeto visa estabelecer a prevalência dos temperamentos ansioso e impulsivo em indivíduos hipertensos, bem como verificar a frequência de participantes hipertensos para cada um dos tipos de temperamento.

Saiba mais







 
 

Aplicação sucessiva de dejeto líquido de suíno em Latossolo cultivado com soja: produtividade e avaliação nutricional
O projeto é realizado pelo acadêmico do 4° período da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde – UniRV, Lobato Rodrigues dos Santos, sob orientação do professora Dra June Faria Scherrer Menezes e visa Determinar a eficiência agronômica do uso contínuo de dejetos de suínos na cultura da soja, safra 2014/2015, após 15 anos de aplicações sucessivas de dejetos.

Saiba mais







 
 

Variação sazonal de endoparasitas gastrintestinais em bovinos em uma propriedade no município de Rio Verde – GO
O projeto é realizado pelo acadêmico do 4° período da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV, Gilmar Arantes Ataide Junior, sob a orientação da Prof. Me. Carolina Rocha e Silva e irá estudar os helmintos e protozoários presentes no aparelho gastrintestinal de bovinos nelore, durante os períodos do ano, observando a interferência das chuvas e da temperatura em um rebanho bovino no município de Rio Verde/GO.

Saiba mais







 
 

Validação do inventário de perspectiva de tempo do zimbardo para crianças
O projeto é realizado pela acadêmica do 6º período de Psicologia, Raiene Sara Cardoso Pereira, sob a orientação da professora Dra Umbelina do Rego Leite, que visa validar o Inventário de Perspectiva de Tempo para crianças (ZTPI-infantil), além de verificar se há diferenças na perspectiva de tempo de crianças quanto: ao sexo, o tipo de escola que frequentam (se pública ou privada) e à religião.

Saiba mais







 
 

Determinação da atividade antioxidante e antimicrobiana de Lafoencia pacari ST. HIL
O projeto visa determinar a atividade antimicrobiana e antioxidante de Lafoensia pacari ST.HIL conhecida popularmente como Pacari ou Didal pela população local. O cerrado goiano é muito rico em plantas com ações terapêuticas e outras ainda não muito estudadas.

Saiba mais







 
 

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h