1. O Projeto
O projeto é realizado pela acadêmica Andressa Gonçalves Oliveira de Souza, estudante do sexto período da faculdade de Administração da Universidade de Rio Verde, Voluntária de Iniciação Científica, sob orientação da Professora Dra. Leninne Guimarães Freitas. O estudo tem por finalidade compreender quais os recursos e capacidades inerentes à sustentabilidade podem levar as empresas do agronegócio a obterem vantagem competitiva. Como fundamentação teórica serão considerados os pressupostos da visão baseadas em recursos (VBR), incluídos os conceitos de valor, vantagem competitiva e estratégias competitivas, bem como os conceitos de sustentabilidade. A partir de múltiplas unidades de análise, serão estudadas estratégias empresariais, sob uma abordagem qualitativa de estudo de caso. A pesquisa será do tipo exploratória descritiva e utilizará a metodologia qualitativa. Os dados serão coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e serão analisados por meio de técnica de análise de conteúdo.
 
2. Objetivos
O objetivo principal deste projeto é entender quais recursos de sustentabilidade podem gerar vantagem competitiva para empresas no setor do agronegócio na cidade de Rio Verde, Goiás. Como objetivos específicos, busca-se identificar estratégias e práticas de sustentabilidade; caracterizar os recursos e capacidades estratégicos inerentes à sustentabilidade; entender a gestão desses recursos e capacidades visando a vantagem competitiva.
 
3. Resultados esperados
Com este trabalho espera-se que, a partir da identificação dos recursos e capacidades próprias da sustentabilidade, as empresas do agronegócio da cidade de Rio Verde, Goiás, sejam capazes de diferenciar seus negócios e investir em recursos, práticas e estratégias empresariais sustentáveis com o intuito de serem economicamente viáveis, mantendo-se competitivas e contribuindo para o desenvolvimento ambiental e social onde atuam.
 
4. Contribuições e Reflexões do Projeto
Espera-se que o resultado desta pesquisa possibilite o crescimento pessoal e profissional da acadêmica voluntária e dos demais participantes. Além disso, o presente projeto poderá auxiliar na construção ou melhoria de estratégias competitivas sustentáveis, tornando as empresas do ramo do agronegócio na cidade de Rio Verde, Goiás, conscientes da contribuição socioambiental. Desta forma, essas ações poderão garantir a diferenciação no mercado e assim criar valor no longo prazo e preocupação com o equilíbrio econômico, social e ambiental para sobrevivência dos negócios.