O Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade de Direito da Universidade de Rio Verde - UniRV, é um órgão criado para coordenação e supervisão dos serviços de Assistência Jurídica e a Prática Conveniada de atendimento da comunidade carente, bem como das atividades dos Estagiários matriculados nas disciplinas relacionadas com o Estágio Supervisionado de Prática Processual da Faculdade.
 
 
Ao longo de suas atividades, o NPJ procura concentrar seus esforços em dois pontos fundamentais: o primeiro é propiciar aos estagiários uma visão prática e eficiente da atuação do advogado ou do profissional inserido em demais carreiras jurídicas, fomentando a melhoria da qualidade da prestação de serviços jurisdicional com ética. O segundo, mas não menos importante, consiste em proporcionar um atendimento de qualidade às pessoas carentes que buscam soluções para questões fundamentais que afligem suas vidas.
 
O NPJ atua tanto na orientação, quanto em casos de práticas processuais já em andamento ou nas ações a ser protocoladas nas áreas Cíveis, Família, Penal, Fazendas Públicas/Retificação de Registro Civil, Juizados Especiais Cíveis e Criminais, com destacada atuação no Juizado da Infância e Juventude e no Juizado da Violência Doméstica. E ainda, com orientação e propositura de ação competente nas questões de gênero.
 
O horário de atendimento ao público é de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h.