Docente e acadêmicos de Medicina publicam artigo

Publicado em: 23-11-2020


Os acadêmicos da Faculdade de Medicina (Famerv) da Universidade de Rio Verde – UniRV, Geovana Alves da Silveira; Luis Regagnan Dias; Joyce Karolyny Lopes de Souza; Débora de Lima Ramos e Gabryela Mendonça David, orientados pela professora Ma. Viviana Cristina de Souza Carvalho, publicaram o artigo “Análise epidemiológica comparativa das pandemias do H1N1 e COVID-19 no Brasil” no “European Academic Research”.

O trabalho teve como objetivo comparar as pandemias do H1N1 e do COVID-19, utilizando-se de dados epidemiológicos para evidenciar as diferenças das realidades vivenciadas no Brasil de 2009 e 2020. Tratando-se de uma pesquisa observacional transversal de abordagem quantitativa descritiva através da plataforma do DATASUS e do Portal do COVID-19.

Foram analisados casos e óbitos acumulados ao longo das semanas por estado da federação e presença de hospitalização por SRAG e realizado o cálculo do coeficiente de incidência e de letalidade, mostrando incidência proporcional de 16,41%/10.000 habitantes para o COVID e de 0,22%/10.000 habitantes para o H1N1, e uma taxa de letalidade de 6,08% para o influenza pandêmico e de 6,33% para o novo coronavírus. Notando-se semelhanças quanto à evolução e à letalidade entre o H1N1 e o COVID-19. Contudo, como destaque deste artigo, observa-se que estas viroses possuem taxas de transmissibilidade e casos de hospitalizações por SRAG destoantes.

Confira o artigo acessando o Link.