Pró-Reitor e assessor internacional ministram palestra em Simpósio na Alemanha

Publicado em: 08-11-2019


O Pró-Reitor de Administração e Planejamento da Universidade de Rio Verde - UniRV, prof. Me. Alberto Barella Netto e o assessor de Assuntos Internacionais, prof. Dr. Alexandre Avelino Giffoni Júnior ministraram a palestra “Laboratório de ciências ao ar livre como playground ou Playground como ciência ao ar livre” na abertura do Simpósio Internacional e Interdisciplinar da Universidade de Siegen (UniSiegen), em Oberbergischer Kreis, na Alemanha.

O evento foi realizado de 28 a 30 de outubro e teve como tema: “A apropriação cultural de espaços e coisas”, com o objetivo de discutir a adequação de espaços para as crianças em todo o mundo, com foco na orientação metodológica e didática em ambiente natural, social e técnico, e possibilitar um enriquecimento mútuo sobre os métodos de pesquisa monodisciplinares e uma reflexão autocrítica da própria cultura, com abordagens em forma de pesquisa.

O encontro reuniu participantes de vários países, tais como Coreia do Sul, Dinamarca, Noruega e Brasil. Os docentes apresentaram também um painel com a aplicação de princípios de construção limpa para projeto de laboratório de ciências ao ar livre, com um playground para a “Haus Helfen Hilfen” da UniRV, um Centro Transdisciplinar de desenvolvimento infantil que será construído em Rio Verde.

Ainda durante a participação, os representantes brasileiros fizeram o lançamento dos livros: “HAUS FRÜHER HILFEN UNIRV: casa de intervenção precoce para crianças em necessidades especiais e seus familiares – Instituto de Educação Superior de Pesquisa e Formação Multiprofissional para o Desenvolvimento Humano” e “Bases teórico-metodológicas na Abordagem Histórico-Cultural, com enfoque na prática da pesquisa com crianças em situação social de risco e pobreza (TEACHING AND LEARNING WITHIN EARLY CHILDHOOD EDUCATION TO CHILDREN IN SOCIAL SITUATION OF POVERTY: a Pedagogic-Didactic (Dialectic-Interactive) Intervention with the Cultural-Historical Approach”.
 
Fotos: Pró-Reitoria de Administração e Planejamento