O fim do ensino médio é sempre considerado pelos jovens um momento de indecisão quanto ao futuro profissional. Com o objetivo de facilitar esta escolha e divulgar os projetos de extensão da Universidade de Rio Verde – UniRV, deu início nesta quinta-feira, 25, o “Ciclo Especial de Atividades Profissionais e Extensionistas (CEAPE)”. A programação, gratuita e aberta ao público, será encerrada amanhã, 26.
Alunos participam do “Ciclo Especial de Atividades Profissionais e Extensionistas (CEAPE)” da UniRV
Com os temas “Seu Futuro em Cartaz” e “Extensão Universitária – Interlocução entre o Conhecer e o Fazer”, o evento é voltado para os alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares e busca apresentar os cursos da UniRV para aqueles que, em breve, escolherão sua futura profissão. Durante os dois dias, acadêmicos e professores divulgarão projetos extensionistas e prestarão atendimento à comunidade nas diversas áreas. Além dos tradicionais estandes em que cada curso exibe as tendências das profissões, com orientações sobre carreira e mercado de trabalho, a programação conta também com palestras, oficinas, apresentações artísticas e exposição dos cursos de pós-graduação, pesquisa e inovação.
A programação conta com diversas atividades voltadas para os alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares da cidade
Participaram da cerimônia de abertura, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Vice-Reitor, professor Me. Leonardo Veloso do Prado; o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale; os Pró-Reitores, professores Dr. Gustavo André Simon (Pós-Graduação); Dr. Eduardo Lima do Carmo (Pesquisa e Inovação); Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas (Graduação); Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula (Extensão e Cultura); Me. Nagib Yassin (Assuntos Estudantis); e Me. Alberto Barella Netto (Administração e Planejamento); a Procuradora Geral, professora Ma. Viviane Aprígio Prado; autoridades locais; e servidores/acadêmicos da UniRV e de demais instituições.
De acordo com o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, os visitantes irão passar pelo processo de amadurecimento da escolha da profissão, além da oportunidade de conhecer a amplitude do mercado de trabalho de diversas áreas. “A orientação profissional se torna um fator crucial aos estudantes quanto à escolha de uma carreira, pois age como mecanismo facilitador para a tomada de decisão”, explicou. Ele destacou ainda que a Universidade oferece uma formação acadêmica de excelência e que passará a ofertar em breve, mais 10 cursos de curta duração na área de tecnologia, com mensalidades a partir de 350,00. “Visitem a Feira e analisem as diversas oportunidades. Quero encontrá-los num futuro próximo!”, enfatizou o Reitor, que completou: “Vem pra UniRV você também!”.
Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira
Segundo o prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale, esta é uma excelente oportunidade para os alunos verem de perto quais as atividades oferecidas pela Universidade e definirem o que é de interesse de cada um de acordo com suas vocações, além de demonstrar a importância da UniRV para a comunidade e um momento privilegiado para a construção de pontes com a sociedade rioverdense. “Gostaria de dizer ao Reitor que a UniRV tem feito a diferença na educação superior do munícipio”, disse.
Ao final da solenidade, o Reitor e o prefeito cortaram a fita de inauguração, abrindo oficialmente o evento. Em seguida, os presentes puderam conhecer os espaços totalmente equipados para que os alunos aprendam na prática o dia a dia do mercado de trabalho. A Universidade espera receber mais de 8 mil visitantes durante os dias do evento.
Reitor e prefeito de Rio Verde cortam a fita de inauguração, abrindo oficialmente o evento