» Síndrome do Burnout e qualidade do sono em Universitários
1. O projeto?
 
O projeto de pesquisa está inserido em um grupo de pesquisa de estudos “fatores impactantes na Qualidade de Vida e sono” sob coordenação/orientação direta do professor Dr. Hugo Machado Sanchez. Será realizado também pelo bolsista acadêmico André Luiz Sbroggio Júnior. O presente estudo visa avaliar a Síndrome de Burnout e qualidade do sono dos alunos de cursos em nível de graduação. Serão aplicados três instrumentos, nos quais os dados obtidos serão tabulados no Excel 2013 e realizada uma análise estatística descritiva, seguidas de testes estatísticos de comparação, correlação e de associação. 

2. Objetivos

O projeto tem com o objetivo geral avaliar a Síndrome de Burnout e qualidade do sono dos alunos de cursos em nível de graduação e correlaciona-las com os dados sociodemograficos.

3. Resultados esperados
Esse estudo faz-se necessário para avaliar a prevalência da síndrome de Burnout em universitários matriculados e sua relação com a carga horaria dos cursos é esperado uma prevalência menor em alunos que se dizem satisfeitos com o curso, e a uma correlação estatística com o uso de energéticos tanto na síndrome de burnout quanto a má qualidade do sono.

4. Contribuições e reflexões do projeto

Esta pesquisa consiste na contribuição cientifica da identificação de características (individuais ou organizacionais) e situações críticas que elevam o risco de desenvolver a Síndrome de Burnout e possível diminuição da qualidade do sono em diversas instituições universitárias, ajudando na quantificação desta síndrome no meio acadêmico nacional. Na atualidade pesquisas sobre síndrome de Burnout em universitários ainda são escassas, tanto no cenário nacional quanto internacional, desta forma que o fenômeno pesquisado ainda se constitui em uma temática pouco explorada no contexto em questão e o seu reconhecimento, assim como a identificação da sua possível ocorrência nos universitários, é fundamental para que possam ser adotadas estratégias de enfrentamento, já durante a graduação.
 

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h