» Análise das habilidades sociais, estresse e sonolência diurna em estudantes de medicina
1- O projeto
 
O projeto está inserido na linha de pesquisa Estudos em ensino na saúde, sob a coordenação do professor Dr. Hugo Machado Sanchez e será realizado pelo bolsista acadêmico Whaine Morais Arantes Filho. As habilidades sociais, entendidas como diferentes classes de comportamentos sociais do repertório do indivíduo, podem contribuir para a qualidade das interações interpessoais e na sua competência social, definida como sendo a capacidade de articular pensamentos, sentimentos e ações em função de objetivos pessoais, das demandas da situação e da cultura, com consequências positivas para o próprio indivíduo e suas relações. Diante desses achados, a prevalência de sintomas de estresse, em estudantes de medicina tem sido verificada em diferentes regiões do Brasil e os estudos sobre as taxas de estresse nesta categoria mostram a necessidade de se investigar as causas da alta prevalência, a fim de propor medidas preventivas, favorecendo uma melhor formação médica e uma melhor atuação junto à comunidade. Espera-se com o estudo analisar as habilidades sociais, os níveis de estresse e de sonolência diurna em estudantes de Medicina em diferentes momentos da graduação. Para tanto, será lançada mão de coleta de dados por meio de aplicação de questionários estruturados, validados na literatura com alto grau de confiabilidade e consistência interna, com posterior análise de dados estatísticos. 
 

2- Objetivos

 
A pesquisa tem como objetivo geral analisar as habilidades sociais, os níveis de estresse e de sonolência diurna em estudantes de Medicina em diferentes momentos da graduação. Também, prevê avaliar a prevalência dos fatores associados as habilidades sociais e estresse dos mesmos acadêmicos, comparando os diferentes períodos; além disso, busca identificar as características das habilidades sociais mais frequentes dos estudantes de medicina e os potenciais estressores que este grupo estão submetidos no cotidiano. E, por fim, verificar a associação do fator estresse com as características de habilidades sociais e sonolência diurna. 
 
3- Resultados esperados
 
Espera-se, encontrar um referencial teórico, que colabore e oriente as práticas desenvolvidas nas IES, que foram baseadas nos preceitos das novas diretrizes curriculares para o curso de medicina, garantindo qualificação e estimule o treinamento de habilidades e atitudes aos acadêmicos de medicina, preparando os mesmos para o máximo proveito e melhor convívio na comunidade e no futuramente no mercado de trabalho.
 
4- Contribuições e reflexões do projeto
 
Em tempo de reflexão de novas práticas de construção de currículos de graduação, esperam-se benefícios coletivos tanto para os futuros profissionais quanto para seus pacientes e grupos que estarão inseridos, identificando fatores modificáveis ainda durante a formação profissional que podem ser estimulados e trabalhados.
 
Além disso, a amostra populacional estudada está inserida em uma realidade nacional de acadêmicos de medicina, possibilitando identificar fatores de risco que contribuem para a não qualificação nas habilidades sociais durante o ensino de graduação. 
 
Também, espera-se como produto desta pesquisa, divulgar estes resultados em eventos da área (mostras, congressos e/ou outros), contribuindo a disseminação do conhecimento científico e sensibilização sobre controle de ansiedade, e treinamento de competências e habilidades sociais que vão muito além da abordagem tradicional praticada no país.
 
Por último, a pesquisa o possibilitará o crescimento pessoal e acadêmico e principalmente a contribuição para a formação profissional do discente participante. 

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