» Avaliação das características agronômica do sorgo granífero BRS 380 submetido aplicação do herbicida tembotrione em diferentes estádios de aplicação

 

1- O projeto

Este projeto de pesquisa será conduzido pelo acadêmico Rafael Lopes Santos Rodrigues da faculdade Agronomia e Bolsista de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde. Os trabalhos serão conduzidos sob a orientação do Prof. Dr. Alessandro Guerra da Silva. O desenvolvimento deste projeto visa contribuir com a produção de sorgo na região dos cerrados. Busca-se alternativas para o controle de plantas daninhas de folha estreita nesta cultura. Ressalta-se que não existe no mercado o registro de um herbicida graminicida que possa ser aplicado em pós emergência no sorgo. Este fato tem limitado a expansão da cultura do sorgo e refletido negativamente nos componentes de rendimento e produtividade deste cereal. Para isso serão instalados experimentos em blocos casualizados com seis repetições e doze tratamentos no esquema fatorial 4x3. Os tratamentos serão constituídos pela aplicação de três doses dos herbicidas tembotrione associada ao atrazine e a testemunha (sem herbicida) em três estádios de aplicação (V3, V6 e V9). As parcelas experimentais terão uma área total de 15 m2 com área útil de 10 m2. As aplicações dos herbicidas serão realizadas com auxílio de um pulverizador costal pressurizado a CO2. Serão avaliadas as características agronômicas e os componentes de rendimento e produtividade ao final do ciclo da cultura. Os dados serão submetidos à análise de variância pelo teste F e se comprovada diferenças significativas será efetuado o Teste de Tukey a 5% de probabilidade para comparações das médias.
 
2- Objetivos 

O objetivo deste estudo é de avaliar a tolerância do sorgo granífero BRS 380 ao herbicida tembotrione associado ao atrazine. Busca-se definir uma recomendação de uso em relação à dose e o estádio de aplicação destes herbicidas para o controle de plantas daninhas na cultura do sorgo.
 
3- Resultados esperados

Com a realização desse projeto espera-se estabelecer uma recomendação de utilização do herbicida tembotrione na cultura do sorgo para o controle de plantas daninhas diminuindo os reflexos negativos nos componentes de rendimento e produtividade. 

4- Contribuições e reflexões do projeto

As informações obtidas com a realização desse estudo subsidiarão os produtores agrícolas na região dos cerrados quanto ao manejo e controle de plantas daninhas na cultura do sorgo. Com isso, poderão ser obtidos melhores resultados de rendimento e produtividade contribuindo positivamente para a renda do produtor.
 
 

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h