» Produtividade do milho cultivado com adubos orgânicos

  

1- O projeto

O desenvolvimento da pesquisa visa avaliar o potencial fertilizante de diferentes resíduos orgânicos em um Latossolo Vermelho. O projeto “Produtividade do milho cultivado com adubos orgânicos” será desenvolvido pelo aluno Jonathan Mendonça dos Santos do 6° período do Curso de Agronomia sob a orientação da Prof. Dra. Veridiana Cardozo Gonçalves Cantão e serão avaliados os parâmetros da produtividade do milho cultivada com diferentes resíduos orgânicos. O experimento será conduzido em casa de vegetação localizada na Universidade de Rio Verde/GO, Fazenda Fontes do Saber. Os tratamentos serão compostos por: Testemunha absoluta (sem adubação); Adubação mineral, Torta de filtro, Dejetos suínos, Cama de frango e Esterco bovino. As doses a serem adicionadas serão de acordo com a análise de fertilidade do solo e necessidades da cultura.

2- Objetivos 

Principal: Avaliar a produtividade do milho cultivado com diferentes adubos orgânicos. Quantificar o teor de nutrientes nos resíduos orgânicos. Específicos: Avaliar parâmetros de produtividade do milho. Calcular o percentual de nutrientes disponibilizados pelos resíduos para o milho.
 
3- Resultados esperados
 
Acredita-se que os resíduos orgânicos fornecerão nutrientes para as plantas, no entanto a substituição total ou parcial dos fertilizantes tradicionais se deverá aos teores de nutriente contidos nos resíduos, bem como suas relações C/N.
 
4- Contribuições e reflexões do projeto

Os resultados obtidos neste trabalho poderá ser um estimulo para o uso de adubos orgânicos na agricultura, acarretando na redução do descarte de resíduos em locais inadequados, pois os mesmos são possíveis causadores de poluição ao meio ambiente quando manejados inadequadamente. Por outro lado, comprovando-se o potencial fertilizante destes materiais, há a tendência de serem utilizados de forma otimizada no campo levando os produtores a reduções no custo com fertilizantes convencionais.
 
 

  

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h