» Impacto da introdução da vacina pneumocócica conjugada 10 valente nas hospitalizações por pneumonia em crianças de até 4 anos na cidade de Goiânia: um estudo retrospectivo

 

1 - O projeto

O presente projeto é realizado pela acadêmica Heloisa Rodrigues Soares da Silva do 2º período do curso de Medicina, sob a orientação do professor Me José Laerte Rodrigues Soares da Silva e almeja avaliar o impacto do advento da PCV-10 (vacina pneumocócica conjugada 10 valente) no número de hospitalizações, óbitos e nos gastos com hospitalização por pneumonia em crianças de até 4 anos em Goiânia. Para isso, serão obtidos os dados referentes a hospitalizações por pneumonia por seis anos, três anos antes da implantação da vacina (2008 até 2010) e três anos após a utilização da mesma (2011 a 2013). Posteriormente, será realizada uma comparação número de hospitalizações, número de óbitos e custos totais de hospitalização por pneumonia separados por sexo e faixa etária. Finalmente, será realizada uma análise dos dados encontrados para determinar se há diferença estatisticamente significativa em relação médias das variáveis dependentes (número de hospitalizações, número de óbitos e custos totais) nos períodos pré e pós PCV10.

2 - Objetivos


Avaliar o impacto do advento da PCV-10 no número de hospitalizações, óbitos e custos do setor público de saúde com hospitalização por pneumonia em crianças de até 4 anos em Goiânia.
Comparar o número de hospitalizações, óbitos e custos do setor público de saúde com hospitalização por pneumonia em crianças de até 4 anos do período pré-PCV10 (2008 a 2010) com o período pós-PCV10 (2011 a 2013).
Realizar análise dos dados encontrados para determinar se há diferença estatisticamente significativa em relação ao número de hospitalizações, óbitos e custos do setor público de saúde com hospitalização por pneumonia entre períodos pré-PCV10 (2008 a 2010) e pós-PCV10 (2011 a 2013).

3 - Resultados esperados

Ao final da pesquisa será possível determinar se o advento da PCV-10 em 2010 contribuiu de forma significativa para redução de hospitalizações, óbitos e custos do setor público de saúde na faixa etária estudada. A realização de um estudo que procura identificar os efeitos de um programa nacional de vacinação sobre uma população-alvo é importante, pois apesar da eficácia da vacina PCV10 na redução de pneumonia já estar amplamente comprovada em ensaios clínicos controlados, a sua efetividade, ou seja, sua capacidade de prevenir pneumonia em condições "reais" na população, carece de estudos.

4 - Contribuições e reflexões do projeto

A avaliação do benefício de uma conduta no mundo real é uma ferramenta gerencial poderosa, que fornece aos formuladores e gestores de políticas públicas tanto condições para verificar a eficiência dos recursos aplicados, quanto para permitir que as políticas sejam modificadas para atingir os objetivos propostos. Ao verificar que houve redução estatisticamente significativa das hospitalizações, óbitos e custos, o caráter observacional do presente estudo, permite comprovar o impacto positivo da vacina e a adequada aplicação de recursos públicos. No caso de se demonstrar que não houve redução significativa das hospitalizações, óbitos e custos, também é resultado relevante, pois é possível replanejar a atuação para conseguir os resultados positivos no futuro.
Além dos benefícios acima citados, o projeto de iniciação cientifica proporciona ao estudante a oportunidade de associar a teoria do meio acadêmico com o mundo real, formulando perguntas a partir da problematização da realidade. Isso é alcançado com o desenvolvimento de uma visão critica e criativa em busca do conhecimento, qualidades desejadas em um profissional de nível superior.


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h