» Análise da síndrome metabólica em mulheres no climatério

 

1. O projeto
 
A pesquisa é realizada pelo acadêmico do 5º período da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde - UniRV, Whaine Morais Arantes Filho, sob a orientação do professor Me. Giordanne Guimarães Freitas. O presente projeto visa analisar aspectos inerentes à ocorrência de Síndrome Metabólica em mulheres climatéricas.
 
2. Objetivos

O projeto tem com o objetivo geral analisar aspectos inerentes à ocorrência de SM em mulheres climatéricas em um ambulatório de caráter privado de Rio Verde/GO. Também visa levantar a prevalência desta condição de saúde no público-alvo, analisar a inter-relação entre menopausa e os componentes da síndrome metabólica e validar intervenções, na prevenção primária e secundária, da síndrome metabólica em mulheres menopausadas.

3. Resultados esperados

Espera-se, encontrar um referencial concreto, que colabore na elaboração de planos terapêuticos, para a realidade da população em geral, com medidas de atenção a saúde de forma ampliada, em todos os níveis de atenção.
Espera-se também, como produto, divulgar estes resultados em eventos da área (mostras, congressos e/ou outros), contribuindo para divulgação da importância da Síndrome Metabólica em mulheres no climatério.

 
4. Contribuições e reflexões do projeto

Em tempo de reflexão de práticas clínicas em época de construção de novos currículos de graduação, esperam-se benefícios coletivos tanto para pacientes quanto para acadêmicos, pois fornecerão mecanismos diagnósticos e aspectos de tratamento para a síndrome metabólica, com ênfase nos aspectos de prevenção primária e secundária.
Além disso, a amostra populacional estudada está inserida em uma realidade nacional, portanto permitirá identificar nessas pacientes fatores de risco, para definir uma abordagem terapêutica e de Promoção da Saúde.

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h