» Verificação do aumento da resistência do concreto com adição de cavaco de usinagem de aço

  

1. O projeto
 
O projeto será desenvolvido pela aluna Nathália Cunha Rubin, orientada pelo professor Rodrigo Borges. O seu desenvolvimento acontecerá através ensaios destrutivos de compressão, relacionando a influência da adição de fibras de aço em forma de cavaco com o aumento da resistência do concreto. O presente trabalho será dividido nas seguintes etapas: Seleção de três tipos de cimento mais promissores para servir como resistentes a adição de um aditivo especifico; caracterizar a quantidade adicionada do cavaco de aço; caracterizar e dosar os materiais a serem utilizados; fixar a relação Agua/Cimento; fazer testes de resistência á fissuração do concreto; apresentar o traço.
 
2. Objetivos

Caracterizar a adição de cavaco de usinagem na fabricação de concreto, verificando-se há influencia no aumento da resistência, identificando as propriedades equivalentes dos compostos, afim de averiguar o custo-benefício no reaproveitamento dessas fibras.  Identificar a funcionalidade do cavaco de aço na fabricação do concreto; Comparar as propriedades físicas e químicas do cavaco de aço e dos variados tipos de cimento; Estudar a influência da quantidade de fibra de aço (em forma de cavaco), relacionada a relação agua/cimento;

3. Resultados esperados

Com esse estudo, espera-se obter resultados satisfatórios no aumento da resistência do concreto, afim de facilitar seu uso, principalmente em obras de grande porte. Após identificados os pontos positivos a resistência de fissuração no concreto, a adição do cavaco de aço facilitará o reaproveitamento de um material que é inutilizado e posteriormente, será utilizado na fabricação do concreto, o qual é um dos materiais mais utilizados no mundo.
O resultado é um material que combina as características de seus componentes de maneira adequada, visando um melhor desempenho estrutural. Este novo material vem para suprir as carências do concreto tradicional, porém o seu uso necessita de estudo, compreensão e aperfeiçoamento do seu comportamento.

4. Contribuições e reflexões do projeto

Do ponto de vista tecnológico e de inovação, alguns estudos mostraram que o ponto central desta pesquisa, será o concreto reforçado com fibras de usinagem de aço, destinadas ao reforço estrutural, e a finalidade será apresentar uma nova tecnologia com a adição de fibras de aço que agem na matriz cimentícia e controlam a fissuração, além de verificar os principais condicionantes, que garantem o bom desempenho desse material e comprovam as vantagens para o seu uso em relação ao concreto convencional. 
 

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h