» Verificação da prevalência das espécies de Eimeria spp que parasitam bovinos de leite, jovens e adultos, em propriedades próximas à cidade de Rio Verde–GO

 

1. O projeto
 
Está sendo realizado pela acadêmica do 6° período da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV, Letícia Souza Prates, sob a orientação da professora Ma Aline Carvalho Martins. Será verificada a prevalência das espécies nas propriedades estudadas e o efeito da idade na contagem de oocistos por grama de fezes e no número de espécies patogênicas e não patogênicas encontradas.
 
2. Objetivos

Determinar a prevalência das espécies de Eimeria spp que parasitam os bovinos de leite localizados no município de Rio Verde-GO, assim como a influência da idade na contagem de oocistos por grama de fezes e na ocorrência de espécies patogênicas e não patogênicas.

3. Resultados esperados

Espera-se determinar a prevalência das espécies de Eimeria spp que parasitam os bovinos leiteiros nas propriedades localizadas nas proximidades de Rio Verde –GO. Adicionalmente espera-se verificar se o grupo de animais mais jovens são mais acometidos por coccídeos que os animais adultos e também se as espécies serão as mesmas nos dois diferentes grupos das propriedades pesquisadas. Os resultados servirão para melhor conhecimento sobre a existência de espécies patogênicas e não patogênicas em bovinos leiteiros, e poderão ser utilizados como referência para orientar técnicos e criadores no melhor manejo para controle coccidioses, além de contribuir para melhores conhecimentos na comunidade científica.

4. Contribuições e reflexões do projeto

Os resultados irão auxiliar a orientar criadores da região poderá ser traçado um manejo e controle mais satisfatório em relação a quantidade de espécies patogênicas e a idade que estão sendo comumente acometidos para fazer um método mais eficiente contra essa endoparasitose, evitando assim percas econômicas e produtivas na pecuária da região.
 

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h