» Validação do inventário de perspectiva de tempo do zimbardo para crianças

1. O projeto?

 
O projeto é realizado pela acadêmica do 6º período de Psicologia, Raiene Sara Cardoso Pereira, sob a orientação da professora Dra Umbelina do Rego Leite, que visa validar o Inventário de Perspectiva de Tempo para crianças (ZTPI-infantil), além de verificar se há diferenças na perspectiva de tempo de crianças quanto: ao sexo, o tipo de escola que frequentam (se pública ou privada) e à religião. Participarão da pesquisa 300 crianças com idade de 8 a 12 anos, sendo 150 matriculadas em escolas públicas e 150 em escolas privada. Utilizar-se-á o ZTPI, versão modificada por Gomes e Leite (2013).
 
2. Objetivos

O objetivo geral é presentar um estudo de validação do ZTPI infantil, em que será avaliada a estrutura fatorial, e a qualidade psicométrica dos itens da ZTPI infantil. Também será avaliada a perspectiva de tempo (PT) de crianças entre 8 e 12 anos, ese há diferenças na PT de crianças em relação ao sexo, à escola que frequentam se pública ou privada e à religião.

3. Resultados esperados

Espera-se demonstrar que o ZTPI-infantil tem propriedades psicométricas que garantam validade e confiabilidade deste instrumento de medida e que possa ser um estudo chave para que o ZTPI-infantil possa ser utilizado de forma eficaz em futuras pesquisas ou intervenções psicológicas.

4. Contribuições e reflexões do projeto

Um dos aspectos da relevância deste estudo é aspecto do desenvolvimento. Em uma perspectiva do desenvolvimento é esperado que as pessoas apresentem mudanças substanciais nas sua PT no decorrer do seu desenvolvimento e que necessitam ser explicitadas. O entendimento dos processos do desenvolvimento é importante para que possamos assumir o quanto a PT é relativamente estável nos indivíduos ou quais mudanças são esperadas por maturação biológica e/ou psicológica como também pelo processo de socialização e outras influencias ambientais. Com a demonstração de como é a PT em crianças, pode-se comparar com os estudos realizados nas outras faixas etárias levando a uma maior compreensão de que forças emanadas do ambiente moldam o desenvolvimento da personalidade. Este estudo pode representar um grande impulso para a área tanto da PT, como para se entender o desenvolvimento humano.
 

 


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