» Expectativas e Satisfação das Gestantes com o Cuidado Pré-Natal das Unidades Básicas de Saúde
1. O projeto?
 
O projeto é realizado pela acadêmica Maria Letícia Ferreira de Sousa Nóbrega do 8º período de Medicina, do Campus Rio Verde, sob orientação da professora Berenice Moreira e almeja conhecer as expectativas e satisfação das gestantes quanto ao cuidado pré-natal. O estudo será realizado com as gestantes atendidas nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) da Rio Verde. Para a coleta de dados serão utilizados, um primeiro instrumento contendo os seguintes dados: idade, situação conjugal, escolaridade, cor da pele, ocupação, renda familiar mensal); os dados obstétricos (idade gestacional, número de gestações, paridade, data da primeira consulta de pré-natal, número de consultas realizadas; presença de complicações na gestação atual); número de fases e exames do Teste da Mamãe; O segundo instrumento a ser utilizado será o Patient Expectations and Satisfaction with Prenatal Care (PESPC). O PESPC foi desenvolvido nos Estados Unidos por Omar, Schiffman e Bingham em 2001 com o objetivo de avaliar a expectativa da gestante e satisfação com o pré-natal. 

2. Objetivos

Conhecer as expectativas e satisfação das gestantes quanto ao cuidado pré-natal realizado nas Estratégias Saúde da Família (ESF) de saúde de Rio Verde-GO, por meio da versão brasileira do instrumento Patient Expectations and Satisdaction with Prenatal Care (PESPC).

3. Resultados esperados
A partir da coleta de dados, poderá ser percebida como as gestantes do município de Rio Verde sentem-se em relação às consultas de pré-natal, assim como verificar a aderência das gestantes e suas expectativas sobre como poderia haver uma melhora no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde(UBS), caso esta encontre-se deficiente. Espera-se que as gestantes tenham expectativas positivas e um bom nível de satisfação em relação ao cuidado pré-natal prestado pelos profissionais de saúde. A avaliação do grau de satisfação da gestante em relação ao serviço que lhe é oferecido poderá criar subsídios para a gestão da assistência pré-natal, identificar aspectos que devem ser valorizados pelos profissionais da saúde, que possam atender as necessidades das gestantes de forma individualizada.

4. Contribuições e reflexões do projeto

O resultado deste projeto poderá auxiliar em uma melhora na prestação dos serviços dos profissionais de saúde das UBS, tornando as consultas mais humanizadas, a fim de que as consultas do pré-natal sejam completas com a total aderência das gestantes. Desta forma, essas ações poderão contribuir com uma maior prevenção de complicações tanto na gravidez como no puerpério.
 

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h