Nesta terça-feira, 13, a Faculdade de Medicina Campus Rio Verde da Universidade de Rio Verde – UniRV participou ontem do primeiro dia da oficina de capacitação do evento ‘Samuzinho’, realizado em parceria com o time Capacity Building da IFMSA Brasil. A atividade faz parte do projeto de extensão MedAção, que visa repassar ações de cidadania e saúde à comunidade por meio da ação dos estudantes.
O evento contou com a presença dos internos, além das coordenadoras locais do comitê da IFMSA. A ação teve como objetivo proporcionar conhecimento teórico e prático acerca dos seguintes temas: desengasgo, reanimação cardiopulmonar, queimadura, convulsão, afogamento e fratura de membro.
Além de reforçar aos estudantes o aprendizado adquirido em sala de aula, a atividade os capacita a levar estas informações a escolas, unidades de saúde e outros ambientes de educação em saúde.
Os mais de 100 acadêmicos que participaram saem do evento também aptos a atuarem frente a situações de urgência e emergência, como as citadas. A próxima etapa da capacitação acontece hoje, 14.
Após a conclusão da capacitação, durante os meses de agosto e setembro, o projeto ‘Samuzinho’ será realizado no Colégio Estadual Frederico Jayme, no Colégio Estadual Martins Borges e na Escola Municipal de Ensino Fundamental José do Prado Guimarães, ensinando as práticas básicas de primeiros socorros aos estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.
O Reitor, Professor Dr. Alberto Barella Netto, parabeniza aos acadêmicos pela participação no projeto. “Esta ação destaca o comprometimento de nossos futuros médicos com a segurança e o cuidado com a comunidade. Dessa forma fortalecemos o ambiente acadêmico e ainda os laços com a comunidade. Esperamos que este projeto seja tão proveitoso também para as crianças que receberam o projeto na escola”, declara.
Equipe ASCOM
Jornalista Ana Júlia Sales
Fotos: Divulgação