Nos dias 18 e 19 de março, a Faculdade de Pedagogia da Universidade de Rio Verde realizou o IX Encontro PIBID e IV Encontro da Residência Pedagógica, um evento de natureza interdisciplinar, que se propõe como tempo e espaço para reflexão sobre questões inerentes à formação inicial e continuada de professores.
O encontro contou com a participação do pró-reitor de graduação, professor Dr. Arício Vieira da Silva; da diretora do curso, profª Ma. Eli Coelho Guimarães Carneiro; do coordenador institucional do PIBID, prof. Dr. Idalci Cruvinel dos Reis; da coordenadora de núcleo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde, Cármen Rejane Antunes Simões, além das docentes coordenadoras da Residência, as professoras Ma. Deusmaura Vieira Leão e Ma. Regiane Muller Freiberger.
Também participaram do evento, as representantes do EMEF Prof. Francisco Joaquim de Paiva, Elisaine Carvalho (diretora) e Elma Divina Soares Lopes Proto (coordenadora pedagógica) e as preceptoras do PRP, Regina Pereira Teles, do EMEF Ana Maura Oliveira Jayme e Edvania Gomes Pereira, do EMEF Maria Ribeiro Costa e demais coordenadores de área das escolas municipais de ensino fundamental Maria Brígida da Fonseca; Dona Josefina; Olinda Ataydes; Professor Waldyr Emerich Portilho e Otávio Ferreira.
Durante o encontro, os supervisores apresentaram resultados dos trabalhos desenvolvidos pelos bolsistas do PIBID ao longo dos 18 meses de projeto nas escolas supracitadas. A programação contou ainda com a apresentação dos resultados dos residentes do núcleo do Programa Residência Pedagógica, que foram compartilhados em uma sessão de comunicação oral de explanação dos artigos e relatos de experiências.
Foram apresentados trabalhos científicos no formato de pôster referentes às atividades do Estágio Curricular Supervisionado nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Programa de Residência Pedagógica (PRP) /CAPES, desenvolvidas por meio de regências nas escolas-campo, em 2023 e início de 2024. Essas apresentações evidenciaram o compromisso dos residentes e pibidianos em buscar soluções inovadoras e eficazes para os desafios enfrentados no contexto educacional, bem como em contribuir de forma significativa para a construção de uma educação de qualidade.
“O Programa Residência Pedagógica continua sendo um espaço de aprendizado e troca de experiências valioso para os futuros professores, proporcionando oportunidades concretas de vivenciar a prática docente e refletir sobre os desafios e possibilidades da profissão. Agradecemos a todos pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo do programa e reiteramos nosso compromisso em continuar apoiando iniciativas que visem o aprimoramento da formação docente e a qualidade da educação, “comenta a diretora, professora Eli.
Equipe ASCOM
Jornalista Vanderli Silvestre - CRP 4126/GO
Fotos: Faculdade de Pedagogia/Edição: Herison Tessari