Mais de 400 pessoas prestigiam a abertura da 1ª edição do Congresso Médico da UniRV

Publicado em: 14-09-2018

Com o intuito de complementar a formação acadêmica e desenvolver a pesquisa científica na graduação, o Centro
Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde – UniRV (FAMERV) deu início nesta quinta-feira, 13, no Floresta Eventos, ao “I  Congresso Médico de Rio Verde (COMERV)”. A programação prossegue até sábado, 15, destinada aos discentes e profissionais da área da saúde, sob coordenação do diretor do curso, professor Esp. Rychard Arruda de Souza.

Público presente no “I  Congresso Médico de Rio Verde (COMERV)

Estiveram presentes compondo a mesa diretiva, o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin, representando o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o diretor da Faculdade de Medicina, professor Esp. Rychard Arruda de Souza; a coordenadora pedagógica do curso, professora Ma. Kênia Alves Barcelos; o presidente do Centro Acadêmico, Paulo Appollonio Filho; o professor Esp. Wallerson Castro Herenio, representando o secretário de saúde, Eduardo Pereira Ribeiro; e a presidente da Associação Médica de Rio Verde, Lilian Martins Lacerda.

Ao longo desses três dias, serão realizadas aproximadamente 50 palestras e minicursos acerca dos mais diversos temas, além da apresentação de 80 trabalhos científicos, com premiação para os três primeiros colocados, proporcionando aos participantes o que há de mais recente em pesquisa e atuação médica. A solenidade de abertura contou com apresentação do Coral da UniRV, sob regência do maestro, professor Me. Júlio César Costa Barbosa, seguida pela execução do hino nacional.

O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin falou sobre a importância de ações como esta para a formação de profissionais diferenciados, que se destaquem em meio à concorrência. “Quanto mais conhecimentos vocês adquirirem, maiores serão suas chances de ter uma carreira profissional verdadeiramente promissora. Em nome da Reitoria, agradeço a cada um por ter escolhido a UniRV e reforço que nossas portas estarão sempre abertas para vocês”, disse.

Segundo o professor Esp. Rychard Arruda de Souza, o congresso tem como objetivo principal proporcionar atividades capazes de promover reflexões que ultrapassem o conteúdo administrado em sala de aula, explorando assuntos e temas que contribuam para a formação acadêmica e pessoal dos estudantes, além de colaborar, de maneira efetiva, com o ensino, a pesquisa e a extensão. “Agradeço o esforço e empenho de todos que organizaram/apoiaram este evento, sem vocês nada disso seria possível. O congresso foi idealizado com a proposta de unir todas as ligas acadêmicas, espero que vocês aproveitem ao máximo e possam adquirir mais conhecimento por meio dos palestrantes convidados”, enfatizou.

O tema “Desafios da Geriatria e Gerontologia” foi proferido pelo professor da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp), Me. Valdeci Oliveira Santos Rigolim. Ele possui especialização em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) e pelo Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), e mestrado em Reabilitação pela Unifesp.

Professor Me. Valdeci Oliveira Santos Rigolim

Em seguida, o professor Dr. Celmo Celeno Porto ministrou a palestra “A Semiologia e o lado humano da Medicina”. Ele possui especialização em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia de São Paulo (ICSP); especialização em Clinica Médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM); especialização em Medicina Tropical pelo Instituto de Medicina Tropical de São Paulo (IMTSP/USP); especialização em Pedagogia Médica pela Universidade Federal de Goiás (UFG); especialização em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC); e doutorado em Medicina (Clínica Médica) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além de centenas de artigos científicos publicados e prêmios recebidos, o docente é autor dos livros: "Exame Clínico (8ª edição)", "Semiologia Médica (7ª edição)", "Vademecum de Clínica Médica (2ª edição)", "Clínica Médica na Prática Diária (1ª edição)", "Interação Medicamentosa (1ª edição)", "Doenças do Coração (2ª edição)", "Cartas aos Estudantes de Medicina (2ª edição)", e "Dr. Calil Porto, O Menino e a Borboleta (1ª edição)", pela Editora Guanabara-Koogan, do Rio de Janeiro.

Professor Dr. Celmo Celeno Porto

Para encerrar, foi realizada uma noite de autógrafos com o professor Dr. Celmo Celeno Porto, e foi servido um delicioso coffee break aos presentes. Outras informações pelo site: www.comerv.com.brinstagram, ou pelo telefone: (64)98134-9861 (Paulo Appollonio).