» Notícia
Com R$ 1,5 milhão em investimentos, UniRV inaugura os módulos dos Laboratórios Multiusuários
Publicado em: 09-08-2017

A Universidade de Rio Verde – UniRV inaugurou na manhã desta terça-feira, 08, os módulos dos Laboratórios Multiusuários. Este modelo inovador de instalações compartilhadas é constituído por dois módulos (A e B), que totalizaram mais de R$ 1,5 milhão em investimentos com recursos recebidos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), além de contrapartida da UniRV. Os espaços serão destinados às atividades de pesquisa, com o intuito de fortalecer o programa de pós-graduação em Produção Vegetal, atender aos diversos projetos das diferentes áreas e favorecer a criação de novos programas de Pós-Graduação da Instituição.

Em homenagem a duas personalidades que legaram êxito em suas funções durantes os anos de serviços prestados em prol da educação e desenvolvimento da Instituição, as novas infraestruturas de pesquisa receberam os nomes dos professores Dr. Gilson Pereira Silva (módulo A) e Joel Cecílio (módulo B). Os descerramentos das placas foram feitos pelo Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira e os familiares dos docentes homenageados, Gislaine Pereira e Raymi Persi, Neide Gomes Cecílio, Rosanna Gomes Cecílio e Adriana Gomes Cecílio.

O módulo A é constituído pela Sala de Análises, Laboratório de Fertilidade do Solo, Laboratório de Nutrição de Plantas e Bromatologia, Laboratório de Análises Ambientais, Sala de Determinações, Laboratório de Resíduos Agroindustriais, Laboratório de Física de Solo, Laboratório de Análises de Água, Sala de reuniões, sala de cálculos, recepção, copa, banheiros e depósito de gases, totalizando 560 m² de área construída.

Com 190 m², o módulo B possui área de processamento de amostras de vegetal e solos, área de manuseio de fertilizantes organominerais e depósitos de materiais e equipados com estufas, moinhos, balanças, misturadores e outros.

Além das obras, foram adquiridos 25 novos equipamentos e instalada a casa de vegetação climatizada. “Além de homenagear importantes nomes de professores que prestaram serviços à Instituição, os laboratórios vão materializar um dos pilares do desenvolvimento que é a pesquisa”, disse o Reitor.

De acordo com o coordenador de Pesquisa da UniRV, professor Dr. Takeshi Kamada, um dos responsáveis pelo projeto dos Laboratórios Multiusuários, os espaços atenderão as demandas das atividades de pesquisa dos programas de Pós-Graduação da Universidade de Rio Verde, assim como dos cursos de graduação de áreas afins, como Engenharia Ambiental, Biologia e Medicina Veterinária. “Atualmente, as instalações permitirão realizar análises de solos, vegetais, água, resíduos orgânicos, metais pesados com equipamentos de alta precisão”, disse.

A professora Dra. June Faria Scherrer Menezes, que também foi uma das responsáveis pelo projeto, agradeceu a presença de todos, além da participação de outros docentes que fazem parte da equipe do Multiusuários e irão auxiliar nas atividades.

Sobre os homenageados

O Dr. Gilson Pereira Silva foi professor efetivo da Faculdade de Agronomia, iniciando suas atividades como docente na UniRV em fevereiro de 1995. Durante o tempo que permaneceu na Instituição, além da docência, professor Gilson foi diretor da Faculdade de Agronomia, chefe do campo, responsável técnico do Laboratório de Solos, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação. Ele faleceu em 8 de julho de 2009, registrando 14 anos de honrosa passagem pela Universidade.

O professor Me. Joel Cecílio também era efetivo da Faculdade de Agronomia e entrou na UniRV em julho de 1996. Cecílio foi diretor da Faculdade de Agronomia, foi coordenador dos cursos Lato Sensu em Fertilidade Manejo dos Solos com ênfase no Plantio Direto e Engenharia de Segurança do Trabalho. Lecionou também nas Faculdades de Biologia, Engenharia Mecânica e Engenharia Ambiental, foi conselheiro do CREA-GO, membro da Câmara Especializada de Agronomia e das Comissões de Ética Profissional, Educação e Cultura, Meio Ambiente, Educação e Atribuição Profissional, e Engenharia de Segurança do Trabalho. Foram 13 anos de serviços prestados à Instituição, como educador e extensionista. Ele faleceu em 21 de março de 2011.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104