» Notícia
Docentes da Faculdade de Odontologia promovem ação de Prevenção e Promoção em Saúde Bucal
Publicado em: 20-04-2017

Os professores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Rio Verde (FORV - UniRV), Ma. Andrea Sayuri Silveira Dias Terada e Dr. Marcelo Bighetti Toniollo iniciaram neste mês, o desenvolvimento do Projeto de Extensão Universitária criado por eles, denominado: "Gênesis: Programa de educação e promoção em saúde bucal em pacientes frequentadores de clínica de recuperação para dependentes químicos".

A atividade é desenvolvida na Clínica Gênesis, situada na cidade de Rio Verde, direcionada à recuperação de ex-usuários de drogas. A ação foi realizada juntamente com os acadêmicos da disciplina de Saúde Coletiva, ministrada pela professora Andrea Terada, e recebeu a colaboração do professor Marcelo Toniollo, também coordenador do projeto. À ocasião, os discentes tiveram preparação teórica e conceitual previamente à atividade de campo, além de planejamento e estruturação da ação, com o auxílio do coordenador da Clínica de Recuperação, Leonardo Alves Soares e de toda a equipe de trabalho da comunidade em questão.

Segundo a professora Ma. Andrea Terada, o Projeto de Extensão foca em dois caráteres de suma importância na Odontologia, a prevenção e a promoção primária de saúde bucal. “A participação e inserção da Universidade junto à sociedade pode se concretizar por meio de inúmeras ações, tais como instrução de higiene, anamnese, palestras, exame clínico intra-oral, entre outros”, disse. Segundo ela, foram distribuídos kits de higienização e pacientes foram encaminhados para a Clínica Escola de Odontologia da UniRV para tratamento mais especializado, de acordo com o diagnóstico e atendimento básico prestado.

O professor Dr. Marcelo Toniollo afirmou que a ação foi de extrema valia, tanto para os pacientes quanto para os discentes participantes. “A ideia é que a ação se repita todo semestre, já que a população de indivíduos da comunidade atendida é rotativa, e também para que os alunos matriculados nos próximos semestres desfrutem de uma atividade tão nobre, do ponto de vista cultural, técnico, prático e teórico conceitual”, completou.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104