» Fisioterapia Respiratória em Pacientes Hipersecretivos Com Doença Pulmonar
 
1. O projeto
 
O projeto é realizado pela acadêmica do 6° período da Faculdade de Fisioterapia da Universidade de Rio Verde – UniRV, Jessica Marques Vidal, sob a orientação da professora Ma. Adriana Vieira Macedo Brugnoli e propõe-se avaliar o padrão respiratório dos pacientes hipersecretivos portadores de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) submetidos à aplicação de um protocolo fisioterapêutico pré-estabelecido. Após a realização do levantamento bibliográfico foi elaborado uma proposta de intervenção de higiene brônquica e expansibilidade de caixa torácica para eliminar e/ou reduzir a hipersecreção nos pacientes com DPOC incluindo uma avaliação ampla e integral pelas pesquisadoras.
 
2. Objetivos
 
Avaliar o padrão respiratório dos pacientes hipersecretivos portadores de DPOC submetidos à aplicação de um protocolo fisioterapêutico pré-estabelecido. Além disso, analisar a repercussão das manobras utilizadas sobre a frequência respiratória (FR), TI e Sat O2  dos pacientes.
 
3. Resultados esperados
 
Espera-se com este estudo, que após a realização de fisioterapia respiratória os pacientes com DPOC tenham uma melhora significativa no padrão respiratório devido à remoção da secreção, que automaticamente melhora na expansibilidade torácica, frequência respiratória (FR), frequência cardíaca (FC), saturação de oxigênio, trocas gasosas, ausculta pulmonar, cianose.
 
4. Contribuições e reflexões do projeto
 
Esperamos que os tratamentos propostos interfiram na qualidade de vida e bem estar dos pacientes hipersecretivos portadores da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). É de grande importância, maior divulgação destes tratamentos, a fim de que, a sociedade esteja mais informada dos benefícios que a fisioterapia pode contribuir neste aspecto.

NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h