» Comportamento de linhagens e cultivares de trigo de sequeiro em Rio Verde-GO

 

1- O projeto

O presente será realizado pelo acadêmico Irwing Alberth de Oliveira Souza do 6º período do curso de Agronomia, sob a orientação do professor Dr. Gustavo André Simon para desenvolver tecnologias que proporcione incrementos nos níveis de produtividade de grãos, com desenvolvimento de cultivares melhoradas. Será avaliado o comportamento e desempenho agronômico de linhagens e cultivares de trigo em Rio Verde-GO. Os experimentos serão conduzidos na estação experimental da UniRV, em Rio Verde-GO, no período da safrinha. O delineamento estatístico em blocos casualizados com quatro repetições e parcelas de cinco linhas de seis metros de comprimento, espaçadas de 0,2 metros entre si, serão utilizados para avaliação de 37 genótipos entre linhagens e cultivares desenvolvidas pela EMBRAPA Trigo. As características relacionadas ao ciclo, altura de plantas, resistência a doenças, acamamento de plantas e produtividade de grãos e peso hectolitro serão analisados entre os genótipos em estudo. A análise estatística compreenderá primeiramente a análise de variância e posteriormente a aplicação do teste de comparação de médias de Scott-Knott. Desta forma, espera-se identificar genótipos promissores que associem altas médias de produtividade de grãos com aspectos favoráveis nas demais características.

2- Objetivos 

Avaliar genótipos (linhagens e cultivares) de trigo quanto a adaptação às condições edafoclimáticas da região sudoeste de Goiás.
Estimar o potencial superior em termos agronômicos e qualidade tecnológica.
Mensurar a reação dos genótipos as principais doenças comuns à região do Cerrado.

3- Resultados esperados

O alcance dos objetivos propostos oferecerá cultivares de trigo, com adaptação a região sudoeste de Goiás e contribuirá, também, para a efetiva redução de perdas na lavoura, mediante a incorporação de maior resistência a estresses bióticos a abióticos, para a racionalização do uso de insumos agrícolas, para o aumento do rendimento de grãos e, consequentemente, redução de custos de produção. Além disso, novas cultivares de trigo disponibilizadas apresentarão qualidade tecnológica ajustada à demanda do mercado.

 
 

  

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h