» Intensidade parasitária e prevalência de helmintos em bovinos leiteiros jovens e adultos

 

1. O projeto?
 
O projeto é realizado pela acadêmica do 8º da Universidade de Rio Verde – UniRV, Fernanda Magalhães de Souza, sob a orientação da professora Ma. Aline Carvalho Martins e propõe-se a estudar quais são os principais helmintos que parasitam os bovinos leiteiros na região de Rio Verde, e assim determinar quais os reais problemas com verminoses nas propriedades que participarão do estudo. Dessa forma, serão base para adoção de medidas de controle mais eficientes.
 
2. Objetivos

Pesquisar quais os principais gêneros de helmintos que parasitam os bovinos leiteiros, de diferentes idades, criados em cinco propriedades de Rio Verde-GO.

3. Resultados esperados

Espera-se conhecer os principais gêneros de helmintos que parasitam bovinos leiteiros em criações de Rio Verde-GO e também determinar a influência da idade na contagem de ovos por grama de fezes e gêneros de helmintos identificados nas fezes. Desta forma os resultados serão de relevância para maiores conhecimentos na área de Parasitologia Veterinária, estudando os helmintos em diferentes condições geográficas e sistemas de criação. Além disso, poderemos indicar aos criadores de bovinos leiteiros de Rio Verde um correto manejo sanitário, especialmente no tocante ao manejo de anti-helmínticos.

4. Contribuições e reflexões do projeto

Uma vez que determine os gêneros de helmintos de maior ocorrência nos animais criados em Rio Verde, poderá determinar e repassar aos produtores medidas estratégicas baseadas nestes conhecimentos associados ao conhecimento sobre o clima da região.
 

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h