» Efeito da condição e temperatura corporal e temperamento animal de vacas de corte paridas na taxa de concepção após IATF

 

1- O projeto

O trabalho é realizado pelo acadêmico do 8° período da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Rio Verde – UniRV, Benar Silva, sob a orientação da professora Ma Aline Carvalho Martins e propõe-se a fazer um estudo para avaliação do efeito de fatores intrínsecos e extrínsecos na taxa de prenhes de vacas de corte na taxa de prenhes após IATF (Inseminação artificial em tempo fixo). Os fatores avaliados serão condição e temperatura corporais e temperamento do animal no dia da inseminação artificial após sincronização de cio utilizando protocolos hormonais.

2- Objetivos 

Avaliar o efeito da condição e temperatura corporal e temperamento animal de vacas de corte paridas na taxa de concepção após IATF.

3- Resultados esperados

Espera-se determinar a influencia dos fatores: condição corporal, temperatura corporal e o temperamento de vacas de corte paridas avaliados no dia da inseminação sobre a taxa de concepção em vacas paridas de corte criadas na região sudoeste de Goiás. Desta forma, estabelecendo ou não a influência dos fatores, pode-se pensar nas formas para reduzir os efeitos destes fatores e melhorar os resultados da inseminação artificial em tempo fixo.

4- Contribuições e reflexões do projeto

Apoiará aos pecuaristas e profissionais da área de reprodução de bovinos, para que possam aumentar a eficiência reprodutiva em fazendas de produção de bezerros, melhorando as taxas de desfrute dentro das propriedades criadoras de bovinos e ainda, aumentando a oferta de animais para consumo de carne.
 
 

  

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h