» EFICIÊNCIA DOS PRINCIPAIS ACARICIDAS DE CONTATO COMERCIALIZADOS EM PROPRIEDADES LEITEIRAS DE RIO VERDE - GO
1. O projeto
 
O projeto é realizado pelo acadêmico Adriel Freitas Laurindo, do 8º do curso de Medicina Veterinária, sob a orientação da professora Ma. Aline Carvalho Martins e propõe-se estudar a eficiência dos principais acaricidas de contado comercializados em propriedades leiteiras de Rio verde-GO. Por meio de exames de biocarrapaticidograma será determinada a eficácia de acaricidas de contato mais comercializados em lojas agropecuárias de Rio Verde. Os resultados serão importantes para dar subsídios aos criadores de bovinos para controlar o carrapato dos bovinos, Rhipicephalus (Boophilus) microplus, que causam grandes prejuízos na pecuária leiteira.
 
2. Objetivos
 
Determinar a eficiência dos três principais acaricidas, considerados de contato, comercializados nas lojas agropecuárias de Rio Verde-GO.
 
3. Resultados esperados
 
Espera-se conhecer os principais princípios ativos utilizados para o controle de carrapatos de bovinos e a eficiência dos mesmos. Desta forma, auxiliar o controle de carrapatos de bovinos após o conhecimento da eficiência dos principais acaricidas.
Assim, este trabalho também irá mostrar aos criadores de bovinos leiteiros da região, a importância de se fazer o controle de carrapatos após o teste de biocarrapaticidograma, e com uma devida orientação técnica. Os resultados além de serem utilizados para publicações serão disponibilizados aos responsáveis pelas propriedades com as devidas orientações de controle.

 

4. Contribuições e reflexões do projeto
 
O projeto pode contribuir para os produtores rurais trazendo informações da eficiência dos principais acaricidas de contato, para que eles possam ser orientados posteriormente sobre o controle de carrapatos na região de Rio Verde.

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h