» Determinação da atividade antioxidante e antimicrobiana de Lafoencia pacari ST. HIL
1- O projeto

O projeto é realizado pelo acadêmico do 8° período da Faculdade de Farmácia da Universidade de Rio Verde –UniRv, Tharlley Rodrigo E. Duarte, sob a orientação da professora Msa. Nilda Alves Maria e visa determinar a atividade antimicrobiana e antioxidante de Lafoensia pacari ST.HIL conhecida popularmente como Pacari ou Didal pela população local. O cerrado goiano é muito rico em plantas com ações terapêuticas e outras ainda não muito estudadas. O projeto propõe-se estudar essas atividades e determinar quais partes da planta possuem maior efetividade antimicrobiana em cepa de Staphylococcus aureus por perfuração em Agar e macrodiluição em caldo e a atividade antioxidante utilizando o método do sequestro do radical livre 2,2-difenil-1-picril-hidrazila (DPPH) em espectrofotometria no UV-Vis a 515 nm.

2- Objetivos 

Testar a atividade antioxidante e a atividade antimicrobiana das folhas e cascas de Lafoensia pacari St. Hil.

3- Resultados esperados

Com este trabalho espera-se obter novas informações que contribuam para o possível desenvolvimento de um medicamento fitoterápico eficaz no tratamento de doenças microbianas, já que nos dias de hoje são muito comuns devido a grandes números de microrganismos que adquiriram resistência antimicrobiana por mal uso de medicamentos antimicrobianos e no combate á problemas relacionados ao envelhecimento precoce.

4- Contribuições e reflexões do projeto

Nos dia de hoje existem inúmeros microrganismos patogênicos que adquiriram resistência antimicrobiana por mal uso de medicamentos desta classe, esse problema é mundial, oque vem gerando mortes de indivíduos que não respondem mais aos tratamentos tradicionais para o combate desses microrganismos resistentes, e a anos não é lançado ou desenvolvido um novo agente antimicrobiano no mercado, oque deixa o processo de cura limitado de certa forma. Estamos cercados continuamente por processos de oxidação gerados por radicais livres, os quais são impossíveis de serem evitados, dessa forma o projeto trará uma experiência na pratica sobre a possibilidade de novas formas de evitar esses processos.
 

  

 


NOSSOS CAMPUS
Campus Rio Verde
Fazenda Fontes do Saber,
Caixa Postal 104
Cep: 75901-970 - Rio Verde - Goiás Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Aparecida
Avenida das Palmeiras, chácaras 26 E 27,
Jardim dos Buritis
CEP: 74923-590
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h

Campus Caiapônia
Av. Ministro João Alberto, 310,
Nova Caiapônia, CEP: 75.850-000
Caiapônia - Goiás
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h - 19h às 22h
Campus Goianésia
Rua 12, nº 288, Setor Sul, Prédio Sec. Mun. de Educação, 2º andar
Goianésia - Goiás
Cep: 76.380-000
Atendimento:
7h às 11h - 13h às 17h