Criado pela Portaria Min. n.º 324 de 11/05/1987, é um curso eclético, visando a formação de profissionais habilitados em todos os ramos das ciências agrárias, tanto de pesquisa quanto de ensino e extensão rural, em órgãos públicos ou privados.
O curso de Agronomia visa preparar profissionais de forma responsável e consciente em benefício da coletividade, com conhecimentos sobre planejamento, organização e execução de ações de forma participativa, crítica, criativa e proativa, em contato direto e constante com o universo das ciências agrárias, seguindo as orientações das diretrizes estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação.
Dentro do contexto de agronegócio, o Curso de Agronomia tem participação e vem contribuindo com a formação de mão de obra especializada para atender crescente demanda de profissionais neste segmento. Proporciona também o desenvolvimento socioeconômico da região.
Diferenciais do curso
O Núcleo de Estágios da Faculdade de Agronomia (NEFA) é o departamento responsável pela orientação e documentação dos discentes do curso para a execução dos Estágios Supervisionados Obrigatório e Não Obrigatório.
A graduação em Agronomia consiste basicamente no ensino teórico-prático, com salas climatizadas com capacidade para 60 acadêmicos e excelentes equipamentos didáticos; vários laboratórios para aulas práticas, dentre eles: Solos, Bromatologia, Nutrição Vegetal, Fitopatologia, Entomologia, Mecânica Agrícola, Fisiologia Vegetal, Sementes, Microbiologia, Geologia, Aerofotogrametria e Fotointerpretação, Tecnologia de Alimentos, Química e Bioquímica, Biologia Celular, Informática, Anatomia e Sistemática Vegetal. Setores em pleno funcionamento tais como; Plantas medicinais, Fruticultura, Olericultura, Produção de Mudas, Trilhas, Banco de sementes do Cerrado, Casa de vegetação, Mecânica, Bovinocultura de corte e Leite, Granja Escola e Estação Meteorológica.
O Curso de Agronomia coordena um Mestrado em Produção Vegetal.
Principais Áreas de Atuação/Mercado de Trabalho
O agrônomo é capacitado para atuar nas seguintes áreas: Geociências Aplicadas; Tecnologia Agropecuária; Engenharia Rural; Meio Ambiente; Administração e Economia Rural. Uso e aplicações da Topografia e da Cartografia. Aerofotogrametria, sensoriamento remoto, fotointerpretação e georreferenciamento. Atividades multidisciplinares relacionadas a planejamento urbano e regional no âmbito da Engenharia Agronômica. Ordenamento territorial agrossilvipastoril. Desmembramento e Remembramento. Cadastro Técnico de Imóveis Rurais. Agrometereologia e climatologia Agrícola, entre outras.