11NOV2015

Encontro da AFESG possibilitou troca de experiências entre Universidades associadas

Nesta segunda-feira, 09, e terça-feira, 10, aconteceu em Caldas Novas (GO), o Encontro da Associação das Fundações Municipais de Educação Superior do Estado de Goiás (AFESG).

O Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; a Vice-Reitora, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Carmo dos Reis de Sousa; o Procurador da Instituição, professor Me. Limirio Martins Sobrinho; o Gestor Financeiro, Dino de Sousa; o Gestor do Departamento de Compras, Abrilino Schmidt; a presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), professora Ma. Débora Ferguson e o representante do Departamento de Licitação, Mayko Roberto Damasceno Souza participaram da programação

O Encontro visou possibilitar a troca de experiências entre as fundações associadas: UniRV, Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (GO) – Fesg / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – Fafich e Faculdade de Anicuns (FA).

O evento teve como público-alvo os presidentes das Instituições, membros das reitorias, das CPAs, setor financeiro e prestação de contas.

A programação para o primeiro dia incluiu conversa com os presidentes sobre diferentes atividades pedagógicas e de gestão das fundações. Integraram a mesa de apresentações: a presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), professora Dra. Maria Ester Galvão de Carvalho; a Reitora da Unifimes e presidente da AFESG, Ita de Fátima Dias Silva; a presidente da Fundação Educacional de Anicuns, professora Necimar Ferreira Matos; o presidente da Fundação de Ensino Superior de Goiatuba (GO) – Fesg / Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba – Fafich, Vinícius Borges Di Ferreira e o Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira. No período vespertino foi realizado um debate entre grupos de interesse (gestão acadêmica, financeira, cooperação e avaliação institucional), posteriormente, o auditor de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Petronio Pires de Paula, ministrou palestra colocando-se à disposição dos presentes para sanar dúvidas com relação a aspectos legais e prestação de contas das Fundações.

Na terça-feira, 10, a professora Ma. Maria do Carmo Ribeiro Abreu iniciou o evento falando sobre “Avaliação Institucional Entre o Conhecimento Tácito e o Explícito”. Na sequência, o professor Dr. Marcos Elias Moreira abordou a Resolução 08/2015 do Conselho Estadual de Educação (CEE), que regulamenta os Registros Acadêmicos.
Durante a tarde, o conselheiro do CEE professor Marcos Antônio Cunha Torres apresentou proposta da nova resolução do Conselho sobre Educação Superior.

Segundo a Reitora da Unifimes e presidente da AFESG, Ita de Fátima Dias Silva, o encontro foi muito produtivo e representou uma oportunidade para que as Instituições associadas unam forças em prol da consolidação do sistema de educação. “A partir de agora nossas reuniões serão mais frequentes. A troca de experiências foi muito satisfatória, tenho certeza que ninguém sairá daqui da mesma forma que chegou. Agradeço a cada um que esteve presente nesses dois dias da programação”, concluiu.

O Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira avalia que os objetivos foram alcançados. “O Encontro possibilitou a troca e ampliação do conhecimento por meio dos relatos das experiências das Universidades. Agora daremos continuidade aos trabalhos e debates buscando o aperfeiçoamento constante dos métodos utilizados pelas Instituições, e também a evolução da qualidade da Educação Superior”, concluiu.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *