19MAR2019

Rio Verde sediará a 55ª edição dos Jogos Universitários de Goiás (JUG’s 2019)

Competição, que reunirá mais de 800 atletas disputando 7 modalidades esportivas, será realizada em abril

A Federação Goiana de Desporto Universitário (FGDU), em parceria com a Universidade de Rio Verde – UniRV e Secretaria Municipal de Esportes, lançou oficialmente nesta segunda-feira, 18, no auditório do Bloco Administrativo, a 55ª edição dos Jogos Universitários de Goiás (JUG’s 2019). Neste ano, os jogos serão disputados em Rio Verde, de 17 a 21 de abril, com a participação de mais de 800 atletas de 15 universidades do estado de Goiás, que disputarão modalidades coletivas.

Para abrir as atividades da noite, o professor Me. Júlio César Costa Barbosa fez uma apresentação cultural. Em seguida, estiveram presentes compondo a mesa de honra, o Reitor, Dr. Sebastião Lázaro Pereira, Professor Tatão; os Pró-Reitores, professores Dr. Gustavo André Simon (Pós-Graduação), Me. Nagib Yassin (Assuntos Estudantis) e Me. Alberto Barella Netto (Administração e Planejamento); o presidente da FGDU, Lusimar Santos; o secretário municipal de Esportes, Fernando César Pazotti; o coordenador técnico dos jogos, Breno Macedo; e os vereadores Marussa Cassia Favaro Boldrin e Luiz Alves de Oliveira (Encanador).

Em pronunciamento, o Professor Tatão deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou que os jogos esportivos promovem o contato entre os estudantes de diversas universidades do Estado, de forma saudável e festiva, permitindo a troca de experiências e ampliação do círculo de amizades, além do fortalecimento e incentivo à prática regular da atividade física. O Reitor reforçou ainda que a UniRV procura sempre patrocinar o esporte, com a criação das Ligas Desportivas dos cursos e também com a promoção de eventos, como os Jogos Esportivos Internos “Inter UniRV”, realizado no mês de setembro de 2018. “A UniRV conta também com a Academia Escola, disponível a todos os acadêmicos, professores, servidores e beneficiários de projetos e estágios das faculdades da área da saúde, distribuída em um espaço de 1.800 m². Espero que este evento possa somar e contribuir para o desenvolvimento do desporto educacional”, apontou.

O presidente da FGDU, Lusimar Santos destacou que os Jogos Universitários de Goiás serão uma excelente oportunidade de mostrar para o mundo o que o povo rio-verdense tem de melhor, que é a hospitalidade. “Em nome de toda a Federação Goiana de Desporto é uma satisfação imensa estar aqui hoje na cidade de Rio Verde, neste lançamento dos JUG’s 2019. Quero cumprimentar todos da mesa diretiva e, principalmente, os atletas aqui presentes e também a UniRV, que aceitou ser parceira deste grandioso evento, em que o esporte não tem lado e nem partido, é simplesmente a transformação das pessoas. Rio Verde é a cara do esporte, é uma cidade maravilhosa, com belas praças esportivas, além de ser importante no contexto político e econômico do país”, afirmou.

O secretário municipal de Esportes, Fernando César Pazotti considerou que havia uma necessidade latente de um evento como esse em Rio Verde. Além do desenvolvimento do esporte universitário, ele destacou o poder de “socialização” dos jogos. “Gostaria de parabenizar todos os envolvidos na iniciativa de resgatar o esporte universitário, que de fato, é de extrema importância para todos nós. Estou aqui também em nome do prefeito, Paulo do Vale, que ficou bastante contente por vocês terem escolhido a cidade de Rio Verde como sede para a realização da 55ª edição dos Jogos Universitários de Goiás. A nossa cidade está de portas abertas para receber as 15 universidades até agora confirmadas”, destacou.

Para a vereadora Marussa Boldrin, mais do que garantir uma melhor qualidade de vida, a prática esportiva é fundamental na vida do ser humano. “Hoje está sendo plantada uma sementinha do bem. O esporte incentiva a disciplina e tem sido o melhor caminho para desviar as crianças e adolescentes de caminhos errados como o das drogas, do crime e do álcool. Acredito que a educação, a prática esportiva e a cultura é o que vai mudar o nosso país”, comentou. Ela destacou ainda que este evento mostra que o esporte não é só o futebol, mas engloba outras práticas, como o rugby, uma atividade coletiva não tão conhecida por nós. “A gente fica muito feliz em poder disseminar essas ideias, de poder falar sobre essas novas modalidades, para os praticantes serem valorizados, e, também, para quem não conhece, possa admirar a grandeza que é o esporte”, disse.

Nesses cinco dias, serão realizados jogos de interação nas modalidades vôlei de praia, futevôlei, futsal, handebol, basquete, voleibol e rugby. As inscrições já estão abertas, até o dia 02 de abril, e devem ser feitas pelo técnico de cada equipe universitária no site da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). O JUG’s é disputado por universidades goianas, e as equipes campeãs desta fase representarão o estado de Goiás na Conferência Central dos Jogos Universitários Brasileiros, no dia 19 de agosto, em Vitória – ES. Os três primeiros colocados garantem vaga para a final do JUB’s, que começa no dia 19 de outubro, em Salvador – BA.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *