06JUN2018

Começa o “XII Congresso de Iniciação Científica (CICURV)” da UniRV

Teve início na noite desta terça-feira, 05, o "XII Congresso de Iniciação Científica (CICURV)" da Universidade de Rio Verde – UniRV. O evento, que reinaugurou o auditório do Bloco Administrativo, após passar por reformas e adequações, acontece até nesta quinta, 07.

A solenidade de abertura contou com apresentação da Orquestra Municipal de Sanfoneiros e Violeiros de Rio Verde. Estiveram presentes na composição da mesa diretiva, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo (presidente do Congresso); a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; a Pró-Reitora de Extensão e Cultura, professora Ma. Vanessa Renata Molinero de Paula; o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, professor Me. Nagib Yassin; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto; a procuradora geral, professora Ma. Viviane Aprigio Prado e Silva; e o coordenador do Mestrado em Produção Vegetal da UniRV, professor Dr. Alessandro Guerra da Silva.

De acordo com o presidente do Congresso, professor Dr. Eduardo Lima do Carmo, a publicação de trabalhos resultantes de projetos de Iniciação Científica representa relevante destaque no currículo do discente que pretende seguir a carreira acadêmica e/ou ingressar no mercado, pois demonstra que possui conhecimentos além da sala de aula e preparo para desenvolver tecnologias e inovações. “A área de pesquisa vem crescendo anualmente na Universidade, e os resultados são muito importantes, pois é por meio de pesquisas que se produz a inovação. O produto resultante do Congresso foram 112 trabalhos descritos em mais de 600 páginas (anais)”, disse.

Em pronunciamento, o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira destacou que o Programa de Iniciação Científica da UniRV busca propiciar condições para a realização de atividades que favoreçam a formação acadêmica, não somente para a integração no mercado profissional, bem como para a continuação dos estudos em programas de pós-graduação. Ele falou ainda das conquistas obtidas por meio das atividades e parcerias internacionais, sobre o corpo docente formado por profissionais experientes, a maioria mestres e doutores, e recordou a primeira edição do CICURV. “A Instituição passou por grandes avanços e tem se consolidado na área de pesquisa, a prova disso é o aumento no número de participantes no Congresso, resultado também de incentivos, como o projeto ‘Bolsa Pesquisador”, afirmou.

O Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto agradeceu a presença de todos e afirmou que a realização da 12ª edição reitera a consolidação das atividades de pesquisa na Instituição, envolvendo acadêmicos de graduação e professores em todas as grandes áreas do conhecimento. “A pesquisa abre portas e ultrapassa fronteiras, portanto, é fundamental o trabalho da UniRV para despertar nos discentes o gosto pela área científica”, ressaltou.

A primeira noite contou com palestra ministrada pela professora da Universidade Federal de Goiás (UFG), Dra. Maria Clorinda Fioravanti sobre o tema “Relação orientador-estudante e impacto da Iniciação Científica”. Ela é mestre em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); doutora em Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp); e pós-doutora pela Universidade de Córdoba, na Espanha. Para encerrar, ocorreu apresentação oral dos trabalhos selecionados.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *