20DEZ2017

UniRV forma primeira turma de Medicina

Esta sexta-feira, 15, foi marcada por emoção e celebração da outorga de grau dos primeiros médicos formados pela Universidade de Rio Verde – UniRV. As cerimônias iniciaram à tarde, na Reitoria da Universidade, com a colação de grau especial de dois acadêmicos, e à noite, em um grandioso evento no Centro de Tradições Gaúchas (CTG), onde outros 33 formandos foram oficialmente bacharelados. A solenidade contou com a presença de amigos, colegas, familiares e autoridades, e representou o término de uma importante etapa na vida dos formandos.

Solenidade representou o término de uma importante etapa na vida dos formandos

A mesa de honra foi composta pelo Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; pelo prefeito e patrono dos concluintes, Paulo Faria do Vale, pela Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas, pelo paranifo dos concluintes, professor Esp. Aurélio Álvaro Velasco Machado, pelo diretor da Faculdade de Medicina, professor Esp. Rychard Arruda de Souza, pela madrinha dos concluintes, professora Ludmila Pereira Tartuce e pelo padrinho dos concluintes, professor Esp. Fernandes Rodrigues de Souza Filho.

Mesa Diretiva

O tom da cerimônia foi dado por pronunciamentos que destacaram o sentimento de conquista pela construção coletiva e pela superação de desafios e dificuldades próprias da implantação de um novo curso de graduação, com características inovadoras. “O nosso trabalho começou muito antes de 2012, quando a primeira turma ingressou. Foram vários os desafios, mas em 2011, quando uma comissão veio avaliar a infraestrutura da nossa Instituição e da Saúde de Rio Verde foi constatada a extrema qualidade que tínhamos para oferecer o curso”, destacou o Reitor.

Reitor, Dr. Sebastião Lázaro Pereira

O juramento de outorga de grau foi conduzido pela formanda Júlia Brito Bueno e uniu as vozes dos demais colegas bacharelandos com a dos médicos com anos de experiência e dedicação a profissão, que também renovaram seus votos. Já a concluinte Gabriela de Martin Silva discursou em nome da turma.

O prefeito e patrono dos concluintes, Paulo Faria do Vale, em seu agradecimento, versou sobre a juventude e as muitas possiblidades que a profissão oferecerá aos jovens médicos. “Vocês concluíram um importante passo, mas é importante saberem que um médico que conhece apenas de medicina não sabe nem mesmo sobre a profissão. É importante viver, ter vida social, se dedicar a família, ao esporte e outras atividades de lazer, para assim serem humanizados. Agora vocês são cuidadores da saúde das pessoas”, discursou.

Prefeito e patrono da turma, Paulo Faria do Vale discursou sobre as possibilidades que a profissão oferecerá aos jovens médicos

O diretor do curso, professor Esp. Rychard Arruda iniciou seu discurso relembrando situações, que provavelmente muitos dos concluintes também passaram. Ele também agradeceu aos seus pais pelos desafios que eles o ajudaram a enfrentar durante a sua formação e apontou sacrifícios que os graduandos fizeram, como o de estar longe da família, para alcançar os objetivos. “As escolhas que fazemos ditam a vida que levamos. Honrem seus diplomas, façam a diferença e sejam muito felizes”, declarou o professor Rychard.

Diretor da Faculdade de Medicina, professor Esp. Rychard Arruda

Por fim, após os depoimentos emocionados de muitos presentes, com ênfase aos primeiros médicos formados, o Reitor encerrou a cerimônia.

A Faculdade

Até 2011, existiam apenas três cursos de medicina oferecidos no Estado, ambos localizados em Goiânia e Região Metropolitana. Naquele mesmo ano, a UniRV teve a aprovação para a implantação da Faculdade de Medicina, tornando-se a primeira instituição do interior de Goiás a oferecer o curso. O primeiro vestibular foi realizado em fevereiro do ano seguinte com a abertura de 40 vagas.

Dentro do Projeto de expansão da Universidade e balizado pela pesquisa de quais cidades goianas apresentavam população e infraestrutura compatível com os anseios de desenvolvimento da UniRV, em 2012 começou a ser idealizado a extensão de câmpus com a implantação da Faculdade de Medicina em Aparecida de Goiânia. A autorização foi concebida em maio de 2013.

Em 2015, ocorreu a implantação de mais uma unidade da Faculdade de Medicina da UniRV, desta vez em Goianésia. O atual câmpus funciona parte na Secretaria Municipal de Educação da cidade e parte no prédio da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Vendo o potencial de desenvolvimento da instituição no município, a Prefeitura de Goianésia doou um terreno de 96,8 mil m² para a construção da sede própria da UniRV no município. A área está localizada no km 01 da rodovia GO 438, sentido ao município de Santa Rita do Novo Destino. A escritura pública de doação oficializando a transferência de posse foi assinada em junho deste ano, pelo Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira e pelo prefeito de Goianésia, Renato Menezes de Castro.

Além do terreno, o local possui as edificações semiprontas com as fundações, colunas e a armação do telhado, onde serão edificados mais de 5 mil m². A estrutura contemplará 10 salas de aula com capacidade para mais de 60 alunos em cada, salas de tutoria, administração do câmpus e da Faculdade de Medicina, laboratórios de informática e de habilidades médicas, biblioteca, auditório, estacionamento, quadras e demais estruturas necessárias para o curso implantado, além de área de preservação ambiental.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *