07JUN2016

Reitor participa da abertura do X CICURV

Teve início na noite desta segunda-feira, 06, o X Congresso de Iniciação Científica da Universidade de Rio Verde – UniRV (CICURV).

Em sua décima edição, o evento acontecerá até dia 08 de junho. A programação é destinada aos estudantes de graduação de todas as instituições de ensino superior e profissionais das diversas áreas do conhecimento.

O congresso visa estimular a ampliação da produção científica e a divulgação dos resultados obtidos nos programas de “Iniciação Científica” visando o intercâmbio de informações entre pesquisadores, profissionais, estudantes, técnicos e a comunidade.

A solenidade de abertura contou com apresentação do Coral da UniRV. A mesa de honra foi composta pelo Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira; o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Me. Nagib Yassin; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; o coordenador do curso de Mestrado em Produção Vegetal, Dr. Gustavo André Simon; o presidente da Comissão Organizadora do X CICURV, professor Dr. Alexandre Avelino Giffoni Júnior; o Coordenador de Pesquisa, professor Dr. Takeshi Kamada e o palestrante da noite, Dr. Bernhard Maria Johannes Fichtner.

Em pronunciamento, o professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira recordou a primeira edição do CICURV. “A Instituição passou por grandes avanços e tem se consolidado na área de pesquisa, a prova disso é o aumento no número de participantes no Congresso, resultado também de incentivos, como o projeto ‘Bolsa Pesquisador’, que destinou R$ 1 milhão para o desenvolvimento e publicação de trabalhos científicos”, salientou.

Ainda, de acordo com o Reitor, a UniRV reconhece a importância de eventos como este. “É na graduação que surgem grandes projetos. A Universidade de Rio Verde continuará investindo em mais congressos científicos e em mais pesquisas. Bom evento a todos”, concluiu.

Na sequência, o professor da UniRV Dr. Alexandre Avelino Giffoni Júnior fez um resumo do evento e apresentou o palestrante da noite, Dr. Bernhard Maria Johannes Fichtner, que o convidou para juntos ministrarem a palestra magna.

Paralelamente, os discentes que tiveram seus projetos aprovados expuseram seus trabalhos.

Abaixo, acompanhe a programação para os próximos dias:

07/06/2016 (Terça-feira)

18h40 às 19h: Apresentação Cultural – Coral da Associação Joana de Angelis
19h às 20h: Palestra: "Pedagogia social e direitos humanos", Dr. Geraldo Caliman – UCB
20h às 21h30: “Café com Ciência” - Intervalo do Lanche e apresentação de Pôsteres
Sessão de Pôsteres das Áreas de Sociais, Humanas, Engenharias e Biológicas.
21h30 às 22h30: Apresentação oral de trabalhos selecionados
Sessão: Humanas, Engenharias e Biológicas.

08/06/2016 (Quarta-feira)

18h40 às 19h: Apresentação Cultural
19h às 20h: Palestra: "Efeitos climáticos, código florestal e realidade brasileira", Dra. Luciane Martins de Araújo - PUC/GO
 Sessão de Pôsteres das Áreas de Agrárias
 21h30 às 22h30: Apresentação oral de trabalhos selecionados
 Sessão: Agrárias

MESA REDONDA, OFICINAS E MINICURSO

Mesa redonda
O papel do educador social em instituições educacionais e não educacionais.
Dr. Bernhard Maria Johannes Fichtner - Universidade de Siegen/Alemanha
Dr. Alexandre Giffoni Júnior – UniRV
Dr. Geraldo Caliman – UCB
Data: 07/06/16
Local: Auditório do Centro de negócios / UniRV
Inscrição gratuita: todos os interessados

Oficina 1
Elaboração do Currículo Lattes
Prof. Me. Jadson Justi - UniRV
Data: 07/06/16
Horário: 16h às 18h
Inscrição gratuita para todos interessados: efetuar a reserva na abertura do evento, dia 06/06/16.

Oficina 2
Análises estatísticas de dados com Software SPSS
Prof. Me. Marcelo Gomes Judice - UniRV
Data: 08/06/16
Horário: 14h às 17h
Inscrição gratuita para os participantes do CICURV:  efetuar a reserva na abertura do evento, dia 06/06/2016.
Inscrição avulsa: valor R$ 20,00, dia 07/06/2016.

Minicurso – 20 horas (com certificado)
Pesquisa qualitativa – perspectivas de teoria, metodologia e práticas.
Dr. Bernhard Maria Johannes Fichtner - Universidade de Siegen/Alemanha
Taxa de inscrição: R$ 20,00 (participantes do CICURV) e R$ 45,00 (avulso)
Almoço no Sábado como todos participantes
Certificado somente com 75 % de participação.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *