20MAI2016

58º Fórum da ABRUEM: Reitor da UniRV se reúne com senador Cristovam Buarque

Nesta sexta-feira, 20, terceiro dia do 58º Fórum da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) “Ciência, Tecnologia e Inovação”, que acontece em Pirenópolis (GO) e tem como Universidades anfitriãs, a UniRV, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), a programação foi aberta com palestra sobre a Viagem Internacional dos Reitores membros da ABRUEM ao Reino Unido, em junho.

Na sequência, foi firmado convênio entre a Associação e o Banco Santander Universidades, visando à oferta de intercâmbio estudantil para acadêmicos das Instituições parceiras.

No intervalo, o Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira recebeu o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) e o presenteou com uma mala personalizada da Instituição.

De volta ao Fórum, Cristovam Buarque ministrou palestra sobre “Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Nacional”. O Senador elogiou o tema da programação, discorreu sobre a trajetória dele na área educacional e falou sobre o “Espírito do Tempo”, afirmando que o Brasil não está sintonizado com a evolução que acontece de forma acelerada na humanidade. “Estamos ficando para trás em comparação aos países que se sintonizaram ao espírito do tempo. Nós produzimos e fabricamos, mas não criamos e inventamos novos produtos. Tornamo-nos um país emergente de maneira tardia, temos emergência de produção quando os novos tempos são da criação”, enfatizou.

O parlamentar enumerou pontos chaves fundamentais para o progresso do país, dentre eles: avanço técnico e científico; publicização do Estado; respeito ao mérito; responsabilidade com a aritmética fiscal; garantias essenciais à população pobre; o cuidado com a qualidade dos serviços públicos; a garantia da liberdade individual e de opinião; a consciência dos limites ecológicos; respeito aos direitos privados e à diversidade; a democracia republicana com ética e sem hegemonia; gestão eficiente com carreiras de Estado; promoção do empreendedorismo; defesa nacional; a promoção do bem-estar e favorecimento da busca da felicidade. Desses, o avanço técnico e científico foi citado pelo Senador como a base de tudo e uma das principais soluções apontadas para o crescimento das universidades, a internacionalização. “O Brasil precisa criar um sistema nacional do conhecimento e inovação, temos que tratar o conhecimento da mesma forma que tratamos o futebol no país, todos têm acesso e todos conhecem, além disso, mudar a mentalidade dos jovens desde o Ensino Médio em prol da concepção do novo”, salientou.

Cristovam acrescentou ainda que é necessário formar profissionais que trabalhem pelo desenvolvimento nacional, encontrem satisfação e empregabilidade na área que escolherem. “Vocês professores são o alicerce para que esse avanço seja efetivado e a inovação estimulada. A universidade não pode formar uma pessoa e dizer que ela está preparada até o fim da vida dela”, concluiu.

Posteriormente, foi aberto espaço para perguntas e dando continuidade ao cronograma de atividades, UEG, UEPB, UESC e UEM relataram experiências.

Saiba mais sobre o evento e veja vídeos no site oficial do Fórum: http://www.forumabruemgoias.ueg.br/

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *