19MAI2016

Debates marcam segundo dia do 58º Fórum Nacional da ABRUEM

O segundo dia do 58º Fórum Nacional de Reitores da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), “Ciência, Tecnologia e Inovação”, que acontece em Pirenópolis (GO) até o próximo sábado, 20, foi aberto na manhã desta quinta-feira, 19, com palestra ministrada pelo secretário de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Edward Madureira. O palestrante abordou o tema “O novo marco legal de ciência, tecnologia e inovação”, destacando as regulamentações que abrangem o assunto, apresentando um breve histórico e ainda relatando experiências com foco na dimensão social e também destaque para temas estratégicos da área.

Novamente, a equipe da Universidade de Rio Verde – UniRV marcou presença em peso, com cerca de 40 representantes, incluindo o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, a Vice-Reitora professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa, a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto, o Procurador, professor Me. Limírio Martins Sobrinho, diretores das Faculdades, coordenadores dos câmpus Caiapônia, Aparecida e Goianésia e alguns chefes de departamentos da Instituição.

Após a palestra, foi aberto espaço para debates, intermediados pela presidente da ABRUEM, Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro. Os presentes tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e apresentar questionamentos. Um dos destaques foi sobre a dificuldade em oferecer internet de qualidade em alguns locais mais isolados e também sobre o atual Ensino Médio, que segundo argumentação, precisa ser mais dinâmico e menos conteudista, envolvendo mais os jovens e estimulando-os à pesquisa e inovação antes mesmo de ingressarem na Universidade.

Dando sequência à programação, o diretor técnico do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), Gesil Sampaio Amarante Segundo, falou sobre “A declinação do Marco Legal de Ciência e Tecnologia nas Legislações Estaduais Pertinentes”. Essa mesa de debates foi dirigida pelo Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira. O enfoque da palestra envolveu a produção científica x produção tecnológica no Brasil, a importância do registro de marcas e patentes com base nos resultados obtidos nas pesquisas científicas e mudanças na legislação.

Durante a tarde, o gerente de planejamento da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Jackson Silvano de Toni discorreu a respeito do tema “A política industrial brasileira e suas implicações para Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Posteriormente, foi aberto outro espaço para debates. Potencializando a troca de informações, as Instituições de Ensino Superior (IES) UEPG, UERN, Uni-FACEF e UPE relataram experiências.

Encerrando a programação vespertina, os reitores participaram de reunião do Conselho Pleno da ABRUEM.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *