19MAI2016

Reitor e demais representantes da UniRV participam do 58º Fórum da ABRUEM

O Reitor da Universidade de Rio Verde – UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, acompanhado pela Vice-Reitora, professora Ma. Maria Flavina das Graças Costa; a Pró-Reitora de Graduação, professora Ma. Helemi Oliveira Guimarães de Freitas; o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Me. Alberto Barella Netto; o Procurador da Universidade, Limírio Martins Sobrinho, os diretores das Faculdades, coordenadores e alguns chefes de departamentos, participam desta quarta-feira, 18, até o próximo sábado, 21, do 58º Fórum da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), “Ciência, Tecnologia e Inovação”.

Este ano, a programação acontece em Pirenópolis (GO) e tem como Universidades anfitriãs, a UniRV, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) e o Centro Universitário de Mineiros (Unifimes).

A solenidade de abertura contou com apresentação do Coral da UniRV, que sob regência do professor Me. Júlio César Costa Barbosa encantou os presentes com belíssimas interpretações.

A mesa de honra foi composta pelo Reitor da UniRV, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, a Reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz e presidente da ABRUEM, Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro; o Reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Dr. Haroldo Reimer; o superintendente executivo de ciências e tecnologia do Estado, Mauro Netto Fayad, no ato representando o governador em exercício, José Eliton Figueiredo Júnior; a Reitora da Unifimes, Ma. Ita de Fátima Dias Silva; a presidente do Conselho Estadual de Educação, Dra. Maria Ester Galvão de Carvalho; o presidente da câmara de educação superior do Conselho Nacional de Educação, Erasto Fortes Mendonça, o Reitor da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), Aldo Nelson Bona e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Edward Madureira. O deputado Estadual, Lissauer Vieira e o presidente da Câmara de Rio Verde, Iran Cabral também compareceram.

Representando o governador de Goiás, Mauro Netto Fayad destacou a importância da viabilização de parcerias, discorreu sobre os desafios enfrentados pelas Universidades e elogiou a realização do Fórum, enfatizando que reconhece a relevância da programação, a qual favorece o debate e troca de experiências.

Compartilhando opinião, a Reitora da Unifimes, Ma. Ita de Fátima Dias Silva e o Reitor da UEG, Dr. Haroldo Reimer evidenciaram durante pronunciamento, o compromisso dos reitores em juntos trabalharem pelo progresso do país e em prol da inovação tecnológica, bem como o incentivo à pesquisa visando principalmente que esta facilite a vida da população.

A presidente da Abruem, Dra. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro falou sobre temas atuais, reforçou que para o avanço na área da ciência, tecnologia e inovação é necessário o comprometimento de todos, inclusive órgãos da esfera municipal, estadual e federal. Adélia disse que esse 58º Fórum representa para os participantes uma janela rumo ao conhecimento e que espera que a programação sirva de fortalecimento para as Instituições de Ensino Superior parceiras.

Segundo o Reitor, professor Dr. Sebastião Lázaro Pereira, a tradição da Abruem na realização do Fórum de Reitores, que chega em sua 58ª edição, evidencia a experiência e ainda o comprometimento em prol do debate de temas atuais, da troca constante de conhecimentos e do alinhamento dos objetivos das Instituições de Ensino Superior parceiras objetivando que os métodos de ensino acompanhem as mudanças sociais. “Acredito que eventos como este são fundamentais, pois viabilizam ações de integração. O tema deste ano também foi bastante pertinente, a ciência e a tecnologia são ferramentas poderosas para o progresso de um país, auxiliando na geração de riqueza, criação de emprego, renda e oportunidades, bem como na diversificação produtiva e acréscimo no valor agregado de bens e serviços”, concluiu.

Os Reitores da UniRV, Unifimes e UEG receberam homenagens. Ao final da cerimônia, autoridades e demais convidados participaram de um jantar.

Commentários

Seu endereço de email não será publicado.
Campos Obrigatórios *